TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comércio Virtual

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.806 Palavras (12 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DE SUZANO - UNIESP

CURSO DE DIREITO

TURMA: 1°C

NUBIA CERQUEIRA MORENO - RA: 2018025835

REBECA FRANCISCO ARIEDE - RA: 2018025841

        

COMÉRCIO VIRTUAL

SUZANO

2018

  NUBIA CERQUEIRA MORENO – RA: 2018025835

REBECA FRANCISCO ARIEDE – RA: 2018025841

COMERCIO VIRTUAL

Trabalho Integrado interdisciplinar de Direito        apresentado a Faculdade de Suzano – UNIESP S.A., como requisito parcial para composição da nota da avaliação N2 de todas as disciplinas do semestre.

SUAZNO

2018


          RESUMO

O comercio existe desde a origem da sociedade. Todas as vezes que compramos, vendemos e trocamos produtos e serviços, praticamos o comércio

Com o passar do tempo, houve uma grande revolução industrial e assim surgiu comércio virtual, este trouxe consigo a facilidade e a comodidade para compras e vendas online, também conhecido como E-commerce. Apresentaremos leis reguladoras como o Código de Defesa do Consumidor, as vantagens e os prejuízos que esse tipo de transação pode causar. Neste trabalho iremos retratar a história do comércio, os prós e os contras de comprar um produto sem tocar, sem saber a origem e sem conhecer o vendedor. Indicaremos as regras específicas para esse tipo de transação. Tais regras indicam direitos e deveres para quem compra e vende

Palavras - chave: Compras online, comércio virtual e E-commerce

        

INTRODUÇÃO

 Este trabalho tem como objetivo detalhar o início do comércio virtual e analisar sua evolução no Brasil pois ainda existem vários riscos nesse tipo de comércio, exemplo: crimes de estelionato, propaganda enganosa e fraudes. É possível identificar algum crime virtual a cima citado? Nem sempre. Ás vezes estão explícitos, outras vezes não. O cuidado nunca é demais. Entretanto, também tem o seu lado bom, se usada com os devidos cuidados.

A internet vem de certa forma, revolucionando o mercado e a indústria, pois com muita facilidade rompe as barreiras geográficas, nos dando à oportunidade de usufruir de seus benefícios. Empresas trocam informações e conhecimentos com seus representantes e clientes em tempo real, com muita agilidade e eficiência.

Esta pesquisa tem como objetivo compreender e analisar o comércio virtual, as leis que o regem e suas consequências. Apesar de ainda estarmos começando, se comparado com outros países.        

1- História do comércio.

Logo que surgiram as sociedades, o comércio começou a existir. O comércio é baseado no ato de comprar, vender e trocar produtos e serviços, os primeiros povos que praticou trocas de produtos foram os Árabes, Fenícios, Babilônios e Assírios.                                                                              

Dessa forma com as expedições e as descobertas de mundos novos, usando pedras e metais raros, o desenvolvimento do comércio e os meios de comunicação começaram a beneficiar as compra e vendas de produtos.

Os primeiros comerciantes viajavam por semanas, meses e anos para mostrar seus lançamentos, assim seus produtos eram vendidos como novos durante um determinado tempo.

1.2- Evolução da internet.

Somente no século XX os produtos eletrônicos começaram a chegar ao Brasil pela rede mundial de computadores, hoje conhecida como internet. Começou nos EUA durante a guerra fria para a comunicação do exército americano.

 No “ano de 1969 nos Estados Unidos, foi criada a internet por Robert Kahn e Vint Cerf, mas conhecida com Arpanet”, tinha o objetivo de interligar os laboratórios de pesquisa.

 Conforme Kleina (Tecmundo. A História da internet, 29 de Abril, 2011)

Em outubro de 1969, a ARPANET teve seu primeiro sucesso ao transmitir uma mensagem através da sua rede, da Universidade de Los Angeles até o instituto em Stanford, em uma distância de quase 650 quilômetros. Entretanto, o conteúdo chegou incompleto, pois o sistema caiu antes da recepção da terceira letra do tema [...].

Hoje milhares de produtos e serviços chegam simultaneamente e rapidamente no mundo todo. Sem dúvida alguma, a internet tem sido responsável por espalhar informações e mudanças, junto com as características do mercado da informática que são usadas para incentivar o comércio online.

2- O Comércio Eletrônico No Brasil.

Somente no século XX os produtos eletrônicos começaram a chegar ao Brasil pela rede mundial de computadores, hoje conhecida como internet. Começou nos EUA em 1969 durante um projeto da Arpanet e não parou de evoluir até o presente momento. Hoje milhares de produtos e serviços chegam simultaneamente e rapidamente no mundo todo.

O comercio eletrônico começou com a evolução da tecnologia na internet, com a função de eliminar intermediários da cadeia de suprimento, com o objetivo de ajudar na globalização e da economia através da diminuição de limites geográficos. Não só pela internet, mas por meio de anúncios na televisão e de preferência no uso de aparelhos celulares e outros aparelhos eletrônicos.                                                                                                                                                                                                        

Como resultado, o comércio virtual continuou crescendo, de forma gigantesca ultrapassando as fronteiras. Nos dias atuais o comércio de modo geral esta partindo para a rede e pressupõe que é umas das melhores fases de mudança estrutural na sociedade, considerando que estamos na Era da Digitalização, do qual os processos fazem parte da rotina. Podemos ver que deixamos de escrever cartas, usar agendas de papel e caneta para anotações, o dinheiro foi substituído por cartões de débito e créditos.

Para Nassif (Economia, 2013):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com