TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conflito de Direitos Fundamentais e qual a solução

Por:   •  23/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3
  1. No caso da eutanásia qual ao conflito de Direitos Fundamentais e qual a solução?

  1. De acordo com Robert Alexy


Nota-se conflito entre o direito à vida e o direito à liberdade neste caso, sendo necessário usar a Fórmula de Ponderação de Alexy, sendo descartada uma hierarquia absoluta entre os princípios, já que o grau de interferência concreto de um princípio em benefício do outro e as evidências sobre isso podem dar um peso concreto maior àquele de menor peso abstrato. Levando em consideração as duas vertentes dos conflitos e trazendo a análise para o direito brasileiro, a ponderação na fundamentaria uma autorização judicial de retirada da sonda de alimentação e hidratação de Terri, uma vez que a mesma não deixou documentado tal vontade, se caracterizando como homicídio privilegiado (Código Penal-Art.121
1º). Porém entende-se ainda pela possibilidade de obtenção de um provimento judicial que autoriza a eutanásia, obtido por meio da aplicação do pensamento de Robert Alexy. Mas, mediante condições fáticas favoráveis, que viabilizam, por meio de argumentos racionais, o preenchimento das variáveis de modo a prevalecer o princípio do direito à liberdade.

b) De acordo com José Afonso da Silva[pic 1]


Conflito entre direito à vida e o direito à liberdade, José Afonso da Silva defende que a vida não deve ter consideração meramente biológica de “incessante auto atividade, peculiar à matéria orgânica, mas sua acepção biológica compreensiva.” Isso porque, para ele o direito à vida é direito de existência, ou seja, é o direito de estar vivo, de lutar pelo viver, de defender a própria vida, de permanecer vivo. É o direito de não ter interrompido o processo vital senão pela morte espontânea e inevitável. Existir é o movimento espontâneo contrário ao estado morte. Porque se assegura a direito à vida é que a legislação penal pune todas as formas de interrupção violenta do processo vital. É também por essa razão que se considera legítima defesa contra qualquer agressão à vida, bem como se reputa legítimo até mesmo tirar a vida de outrem em estado de necessidade da salvação própria. O direito à vida foi consagrado constitucionalmente como direito fundamental, no caput do Art.5º da Constituição Federal de 1988, que garante a sua inviolabilidade.

Portanto o caso de Terri na visão de José Afonso da Silva a ponderação dos conflitos se daria pela a escolha do direito à vida.

2) O conflito de Direito Fundamentais do indivíduo com sua família:

a) Qual seria esse conflito?


Conflito entre os pais e o marido de Terri, uma vez que os pais alegaram que o mais correto seria a continuidade do tratamento e o marido (Michael Schiavo) optava pela realização da eutanásia por levar em consideração os laudos médicos e por relatar que Terri não gostaria de ser mantida artificialmente.

b) Qual a solução jurídica para esse conflito?


A solução mais viável e plausível seria se Terri ainda ciente e com suas faculdades mentais preservadas, tivesse deixado por escrito, no qual estaria listado todas as suas vontades caso a mesma viesse a ter alguma complicação em seu estado de saúde, assim teria minimizado os conflitos ocorridos em meio ao seu agravamento do estado de saúde em que se encontrava.



 


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com