TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conflito de intolerância religiosa

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

                               Trabalho de antropologia

                               Tema: conflito de intolerância religiosa

este trabalho tem a finalidade de explicar o que é a intolerância religiosa e os seus conflitos no mundo e no Brasil.

 A intolerância religiosa é quando certas pessoas não respeitam as diferentes religiões e tem como objetivo impor a sua perante a outras e dessa forma ocasionando os conflitos. Houve e ainda terá pessoas que se utilizam dessa atitude como desculpa para ter o território ou poder em relação a outros povos.

A História nos ensina os conflitos religiosos e o que ocasionou como as cruzadas, santa inquisição, conflitos entre árabes, judeus, xiitas, sunitas e outras.

Disputas religiosas ao longo da História

 

Católicos e Protestantes na Irlanda do Norte

Na Irlanda do Norte, os conflitos entre católicos e protestantes estão entre os mais violentos de todo o mundo, com um grande ódio entre ambas às partes, que faz com que todos os envolvidos acabem afundando em verdadeiras ondas de violência sem limites.

Disputas Religiosas

Suas origens remetem a uma série de fatores, que vão muito além da religião, com pontos políticos, étnicos e econômicos também fazendo parte das hostilidades, que surgiram durante a Idade Média.

No século XII, a Inglaterra, por meio do rei Henrique II, tentou anexar a ilha da Irlanda como parte de seu reino, o que levou uma grande leva de ingleses a se fixar nela, levando o protestantismo para lá, sendo que os irlandeses continuavam sendo católicos.

Com isso, os conflitos tiveram início, tendo como motivo principal, a religião, mas tendo como origem, a anexação da Irlanda pela Inglaterra.

Cruzadas:

As cruzadas foram expedições militares organizadas entre 1095 e 1291 pelas potências cristãs europeias tendo como objetivo de combater os infiéis (mulçumanos) na terra santa (Jerusalém) e outros lugares que Jesus viveu. Tinha em sua raiz um composto de guerra, peregrinação e penitencia.

Com as cruzadas a cristandade da Europa se uniu contra um inimigo em comum desta forma acabando com os conflitos internos e com isso tomaram terras, saquearam as cidades tudo em nome de um poder chamado igreja católica.

Santa Inquisição:

Era também conhecida de Santo Ofício, onde os tribunais da Igreja Católica perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de heresia.

tivemos a Santa Inquisição nos séculos XIII e XIV, e a mais violenta Inquisição que foi em Portugal e Espanha nos séculos XV ao XIX.

A sua origem foi no ano de 1231 com a atitude do papa Gregório IX, onde se deparou com o crescimento das seitas religiosas acabou criando um tribunal que tinha como objetivo investigar e julgar os suspeitos de heresia.

Em sua maioria as vitimas eram mulheres e tinham suas terras confiscadas pela santa igreja seguindo os ensinamentos do livro Malleus Maleficarum (Martelo das Bruxas) que ensinava os procedimentos e os rituais para saber se tinha pacto com o demônio ou não o mais conhecido era a fogueira e a mais conhecida foi Joana d'Arc e Thomas Hobbes (1588-1679) foi entre vários que formou a filosofia política moderna como o direito do indivíduo; a igualdade natural de todos os homens; o caráter artificial da ordem política; a visão de que todo o poder político legítimo deve ser “representativo” e com base no consentimento do povo; e uma interpretação liberal da lei que deixa as pessoas livres para fazer o que a lei não proíbe explicitamente. Sendo acusado de ateísmo e por ser mediador de conhecimento em relação ao ateísmo, mas felizmente não conseguiram julga-lo nem executado pelo crime por falta de provas.

 A inquisição no Brasil:

No nosso Brasil tivemos tais tribunais que foram instalados no período colonial mas não com tanta força como na Europa.

Tivemos condenações principalmente no Nordeste sendo alguns pelo comportamento do nosso povo na época sendo dados como herege.

Tivemos muitas famílias e pessoas que através da inquisição foram torturadas e assassinadas por Portugal principalmente na Bahia como o ex.  Manoel de Abreu Campos fazendeiro sendo torturado e queimado no dia 13 de março de 1668 e muitos outros.

Judeus versus muçulmanos

Sendo um dos  principais conflitos religiosos do mundo até a atualidade vem desde a época de Abraão herdeiro da terra prometida, tendo dois filhos  Isacc filho de Abraão com sua esposa Sara e Ismael filho com uma escrava no qual foram expulsos por Sara, assim Ismael da origem ao povo árabe.

 Essa foi a origem do conflito entre esses povos e piorando com o surgimento do Estado de Israel logo após a segunda guerra mundial dando origem ao povo judeu o conflito entre judeus e muçulmanos tem ligação com a criação do Estado de Israel, que se deu logo após a Segunda Guerra Mundial no território da Palestina assim criando uma nação judaica em meio a um monte de nações muçulmanas hostis a ela.

Católicos e Protestantes na Irlanda do Norte

Deu inicio no século XII na Inglaterra através do rei Henrique II, que além da religião teve os fatores políticos, étnicos e econômicos desde  a idade Média.

O rei Henrique II tentou se apropriar da Irlanda e levando com ele o protestantismo mesmo sabendo que os irlandeses eram católicos assim ocasionado muita violência.

Através desse ato gerou ódio entre eles surgiu o Exército Republicano Irlandês (IRA) fundado em 1919 que durante  todo restante do século XX sendo em  2005, o IRA anunciou o fim da luta armada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com