TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Custo dos Conflitos; Conteúdos do Conflito: Posições e Interesses

Por:   •  12/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Nome do aluno (a): Luciana Santos de Almeida

Matricula: 201804239186

Data: 11-02-2019

Disciplina: TEORIA DOS CONFLITOS (Unidade 3 – O custo dos Conflitos; Conteúdos do Conflito: Posições e interesses)

Escolha uma das alternativas e respondam.

  1. Com base no filme “Divórcio: até que o amor exploda” identifique, analise e descreva o espiral de conflitos, os conteúdos do conflito (posições e interesses) e seus custos. Link do Filme: https://www.qqfilmes.com/9544-divrci7.html 

  1. •. Relate um caso marcante onde você vivenciou um conflito ou presenciou.
  • Reflita sobre este caso, a partir dos conteúdos relacionados ao espiral do conflito, custo do conflito, os conteúdos do conflito (posições e interesses);
  • De 2 a 4 páginas, letra 12, espaçamento 1,5;
  • Critérios: aprofundamento conceitual, linguagem clara e objetiva, reflexão crítica, originalidade na escrita e diálogo entre teoria e realidade (própria experiência ou com questões atuais da sociedade).
  • Referências segundo as normas ABNT.

Resposta da questão 2

Em um dos meus atendimentos no balcão de Justiça e Cidadania, compareceu um casal que tinham como objetivo a dissolução do casamento e não possuíam filhos. Foi feito todo o procedimento de apresentação do processo, tiramos as dúvidas que surgiram e então começamos dando a palavra para a medianda que desde o início se mostrava muito emocionada e decepcionada, ela apenas nos informou que esse era o desejo dele e que estava disposta a assinar o documento sem impedimentos. Foi dada a palavra ao mediando e o mesmo informou seriamente que sua decisão estava formada.

Diante dessa situação podemos perceber que existia sentimentos que ainda precisavam ser trabalhados e que talvez nada estivesse realmente resolvido como eles achavam. Era perceptível que ambos ainda tinham muito o que dizer um ao outro, porém era necessário ter calma, compreensão e racionalidade e foi então que decidimos fazer uma sessão individual, este seria um ótimo para que cada um se acalmasse, entendesse o quão sério importante essa decisão na vida deles e não se sentissem intimidados diante da presença um do outro.

Desta forma explicamos novamente o que seria essa nova etapa no procedimento e sua importância. Ambos aceitaram sem questionar. Chamamos primeiro a medianda, oferecemos água, e tentamos deixa-la o mais confortável possível, para que a mesma sentisse confiança e descrevesse o que ela realmente sentia diante de toda essa situação. Ela expôs que o amava muito, mas que havia descoberto uma traição no passado e por isso ainda desconfiava muito dele, o que acabava gerando muitas discussões. Em um certo momento a medianda informou não acreditar que mediando ainda sentisse algo por ela, uma vez que o mesmo tinha ido naquele dia acompanhado da nova namorada o que para ela era uma falta de respeito e que ele só queria a separação porque ela estaria pressionando o rapaz. Mas que este não era o desejo dela. Ela nos permitiu que falasse com o mediando sobre tudo o que havíamos conversado naquela sessão, como ela mesma havia dito, era o que ela sentia e não tinha por que esconder.

Neste momento podemos observar alguns sentimentos quanto ao real interesse da medianda, primeiro que ela ainda o amava, não desejava a separação e estava ali presente apenas por ter sido uma escolha do seu ex- companheiro, ela estava magoada não só com a decisão dele, mas por ele ter levado a nova companheira sabendo que ela estaria lá e isso só elevou sua tristeza. Quanto as desconfianças, apesar de sido uma escolha dela manter o relacionamento, ela se sentia insegura, talvez faltasse um pouco mais de esforço por parte do mediando ou seria algo que deveria ser trabalhado internamente.

Logo em seguida chamamos o mediando para que pudéssemos ouvi-lo, oferecemos água, pedimos desculpas pala demora e informamos que ele poderia ficar à vontade já que estávamos ali para ajuda-los. De início ele nos informou que a medianda era muito ciumenta, mas que ela era uma pessoa muito boa, que havia o ajudado muito em uma fase da vida dele e que era grato por isso, porém o relacionamento não estava dando certo porque eles brigavam muito, afirmou que ela era muito desconfiava e sempre que ele saia, ela achava que ele estava traindo ela com outras mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com