TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Código Penal

Seminário: O Código Penal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Seminário  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

O último dos crimes previstos no capítulo III do nosso Código Penal, estabelece:

Art. 136 - Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina:

Pena - detenção, de 2 (dois) meses a 1 (um) ano, ou multa.

§ 1º - Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave:

Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

§ 2º - Se resulta a morte:

Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos.

§ 3º - Aumenta-se a pena de um terço, se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 (catorze) anos.

CONCEITO, OBJETIVIDADE JURÍDICA

No art. 136 encontra-se a definição do crime: “expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina”. A pena é detenção, de dois meses a um ano, ou multa. O bem jurídico protegido é, a vida e a saúde, a incolumidade pessoal daquele que estiver sob a autoridade, guarda ou vigilância, para fins de educação, tratamento ou custódia, de outra pessoa. Busca coibir o abuso no uso dos meios correcionais e disciplinares. Aqueles que têm autoridade sobre outros, para os fins de educação, tratamento ou custódia, devem portar-se de modo a respeitar a integridade física e moral de seus protegidos.

Sujeito Ativo e Passivo

Sujeito ativo é a pessoa que exerce o poder de autoridade, guarda ou vigilância de outra pessoa, para fins educacionais, de tratamento ou de custódia. É crime próprio. Podem cometê-lo os pais, tutores, curadores, diretores, funcionários, educadores e instrutores de estabelecimentos de ensino, penitenciários e correcionais, inclusive os carcereiros e agentes penitenciários. Só pode ser autor a pessoa que tem a vítima sob sua guarda, autoridade ou vigilância para fins de educação, ensino, tratamento ou custódia.

Sujeito passivo é a pessoa colocada sob o poder do sujeito ativo para os fins de educação, tratamento e custódia. Assim os filhos, tutelados, curatelados, alunos, internados, presos, empregados. As relações de dependência da vítima para com o agente, nelas incluídas as de parentesco, de ascendência e descendência, impedem a incidência da agravante do art. 61, II, e, do Código Penal, quando o crime tiver sido

praticado pelo pai contra o filho ou pelo filho contra o pai inválido que esteja sob os seus cuidados. Nessas hipóteses, o parentesco é circunstância elementar do tipo e, por isso, não pode ensejar a agravação da pena. Deve haver necessariamente uma relação subordinativa entre o agente e a vítima.

Verbo Nuclear

A conduta típica é marcada por um ou mais verbos nucleares. Quando vem formada por apenas um verbo, diz que estamos diante de crime

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com