TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESARMAMENTO NO DIREITO

Por:   •  10/5/2019  •  Seminário  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

O que é um tiroteio em massa? É um tiroteio, que não seja subproduto de outro crime, com 3 ou mais vítimas em um local público. Segundo a ONG desarmamentista Gun Violence Archive, os Estados Unidos passaram por 333 tiroteios em massa no ano de 2015, entretanto, é facilmente verificável que eles põem brigas de gangues, assaltos a banco, etc, como mais um tiroteio em massa, quando na verdade não é, pois são subprodutos de outros crimes. Ao consultar dados do FBI, com dados mais critérios e objetivos, veremos que entre 2014 e 2015 os Estados Unidos presenciaram apenas 40 tiroteios em massa.
Segundo um estudo da Crime Research Center, entre 1998 e 2015, 96% dos tiroteios em massa ocorreram em gun-free-zones, o que não seria motivo de surpresa, pois, é visível que em áreas desarmadas os tiroteios ocorrem mais facilmente. Por exemplo, em 1996, um ano em que o número de tiroteios em massa explodiu nos Estados Unidos, sendo 136 o número. Nesse ano, havia 28 estados com lei de direito ao porte e 23 sem, isso resultou em 107 tiroteios em estados desarmados.
Mas... e as escolas? Em 1995 foi aprovada a Lei de Escolas Seguras, que baniu qualquer tipo de arma num raio de mil pés de qualquer escola, seja por parte de civis ou até seguranças. Segundo uma reportagem de 2018 mostrando os 20 piores tiroteios em escolas nos Estados Unidos, 16 foram após 1995 e, apenas, 4 foram antes, e 1 foi com bomba, ou seja, não possui relação com armas de fogo. De 1789 a 1995, a entrada de armas de fogo na escola produziu apenas 3 dos 20 piores tiroteios nelas, enquanto que em apenas 23 anos subsequentes, resultaram em 16.
Isso é ilustrado facilmente pelo tiroteio no cinema de Aurora, pois havia um cinema quase ao lado da casa do atirador, mas ele dirigiu por 20 minutos até outro. Logo depois, descobriu-se que o cinema mais longe era uma gun-free-zone, enquanto que o mais perto não era.
Há o caso de uma garotinha chamada Jéssica Lynne Carpenter, à época com 14 anos. Ela sabia atirar. Seus pais saíram, deixaram-na sozinha com seus dois irmãos, e a arma trancada no cofre. Um assassino entrou em sua casa com uma faca e esfaqueou seus dois irmãos menores. Ela tentou pegar a arma para parar o agressor, mas, elas estavam muito bem trancadas... Seu tio-avô disse que ela poderia ter parado o assassinato, e seus dois irmãos estariam vivos, entretanto, a vulnerabilidade que a falta de uma arma a trouxe, deu-lhe impotência para salvar seus irmãos, e traumas para o resto da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (26.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com