TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO DO CONSUMIDOR

Por:   •  18/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  10.545 Palavras (43 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 43

DIREITO DO CONSUMIDOR

ESCORE DE CRÉDITO


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        BANCO DE DADOS        4

2.1.        Bancos de Dados de Proteção ao Crédito        6

2.2.        Delimitação Conceitual        6

2.3.        Distinção entre Bancos de Dados e Cadastro de Consumo        9

2.4.        As Espécies de Bancos de Dados        11

3.        A LEI DO CADASTRO POSITIVO (LEI 12.414/2011)        13

3.1.        Informações Negativas e Positivas        21

4.         SISTEMA SCORING        22

4.1.        O que é “Escore de Credito”        22

4.2.        Pontuação do Sistema “Escore de Crédito”        23

4.3.        O Escore de Crédito Constitui Bancos de Dados        24

4.4.        Origem do Escore de Crédito        24

4.5.        Limites ao “Escore de Crédito”        25

5.        CONCLUSÃO        26

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        27


  1. INTRODUÇÃO

        

        A sobrevivência social depende da interatividade entre as pessoas em que há a compra e venda de bens (móveis e imóveis), aluguel, prestação de serviços, o entretenimento, as relação amorosas, sociais de família e com o poder público. A relação de consumo é óbvia e objetiva, alguém fornece com atividade profissional e a pessoa compra ou usufrui por necessidade pessoal.

        Muitas vezes o consumidor não tem muito dinheiro a sua disposição, necessitando de crédito. A partir desse instante cresce a posição do mais astuto em desfavor do mais vulnerável, tomado pelo desespero de desligar-se de determinada situação econômica que o aflige, ou então, com o objetivo de concretizar um sonho como, uma casa própria, um carro esportivo, etc.

        No Brasil hoje existem milhões de pessoas que precisam de crédito, fator que contribui para o desenvolvimento social e financeiro do país. O crédito é importante, pois é capaz de promover a ascensão social e movimentara economia. Vale ressaltar que o excesso de crédito pode gerar um superendividamento, porém, o tratamento de informações positivas e os serviços de escore de crédito podem prevenir o superendividamento.

        Nesse meio tempo a instituição financeira ou de crédito não se desgarrou de seu objetivo de lucro, e para isso não deixa de confabular métodos cada vez mais eficazes no sentido de minimizar os riscos da inadimplência do solicitante.

        Nesse sentido, surge o sistema de pontuação o Escore de Crédito (escore = pontuação), também chamado de “credit Scoring” ou “credscore” que é um sistema ou método utilizado para analisar se será concedido ou não o crédito ao consumidor que pedir a concessão de um empréstimo ou financiamento.

        E esse assunto gerou diversas ações judiciais de consumidores que não tiveram seus créditos aprovados através destes métodos matemáticos e, diante disso, o Superior Tribunal de Justiça edita a súmula 550 que diz “A utilização de escore de crédito, método estatístico de avaliação de risco que não constitui banco de dados, dispensa o consentimento do consumidor, que terá o direito de solicitar esclarecimentos sobre as informações pessoais valoradas e as fontes dos dados considerados no respectivo cálculo”.

        Entendeu o STJ que na avaliação do risco de crédito, devem ser respeitados os limites estabelecidos pelo sistema de proteção do consumidor no sentido da tutela da privacidade e da máxima transparência nas relações negociais, conforme previsão do CDC e da Lei 12.414/2011. Além da preservação da privacidade das informações, caso o consumidor requeira esclarecimentos sobre os critérios utilizados, bem como sobre as informações que a instituição levou em consideração, não poderá a instituição se negar a informar.

         

  1. BANCO DE DADOS

        

        A expressão Banco de Dados originou-se do termo inglês Databanks. Este foi

trocado pela palavra Databases – Base de Dados – devido possuir significação mais

apropriada[1].

        Mas afinal, o que é um banco de dados? “Um banco de dados é uma coleção de dados persistentes, usada pelos sistemas de aplicação de uma determinada empresa”. Em outras palavras, um banco de dados é um local onde são armazenados dados necessários à manutenção das atividades de determinada organização, sendo este repositório a fonte de dados para as aplicações atuais e as que vierem a existir[2].

        Na expressão Banco de Dados estão subentendidas as propriedades abaixo:

Um banco de dados representa algum aspecto do mundo real, às vezes chamado de minimundo ou de universo de discurso (UoD – Universe of Discourse). As mudanças no minimundo são refletidas no Banco de Dados. Um banco de dados e uma coleção logicamente coerente de dados com algum significado inerente. Uma variedade aleatória de dados não pode ser corretamente chamada de banco de dados. Um banco de dados é projetado, construído é populado com dados para uma finalidade específica. Ele possui um grupo definido de usuários e algumas aplicações previamente concebidas nas quais esses usuários estão interessados[3].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66 Kb)   pdf (361 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com