TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO DO TRABALHO

Por:   •  28/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Discente: MÉRCIA PEREIRA SOUSA

 AVALIAÇÃO II - 31/05/2022

Qual a relação entre liberdade sindical e direito de greve?

Conforme mencionado no artigo, a liberdade sindical e o direito de greve são assegurados como direitos fundamentais dos trabalhadores, meios para a expressão democrática dos grupos sociais e dá voz as reinvindicações dos mesmos. Cita também que à liberdade sindical e o direito de greve, permanecem não sendo encarados como direitos fundamentais decorrentes do pleno exercício da democracia. Continuando a tradição histórica normativa, o Estado de Direito, garantidor da ordem, usualmente prevalece sobre o Estado Democrático de Direito.

A liberdade sindical e o direito de greve, portanto, podem ser compreendidos como liberdades essenciais à concretização da democracia, tanto no local de trabalho, quanto no sistema político. Ambos são meios e objetivos para o pleno desenvolvimento de um país, não somente no que tange ao aspecto econômico, mas também social.

De acordo com o texto “o direito de greve integra o princípio da liberdade sindical. A greve constitui uma das manifestações da liberdade coletiva dos trabalhadores representados pelo sindicato. Conforme destaca o Comitê de Liberdade Sindical referente à greve, embora o direito de greve não seja mencionado expressamente na Convenção 87 da OIT, o artigo 3º dessa norma internacional dispõe que as organizações de trabalhadores têm o direito de formular seus programas de ação, sendo a greve uma atividade essencialmente importante para a organização dos trabalhadores. A Convenção 98 da OIT, por sua vez, coíbe práticas discriminatórias em razão da atividade sindical dos trabalhadores, protegendo a liberdade sindical nas relações intersubjetivas.” Apesar do reconhecimento deste posicionamento, a “interpretação do Comitê de Liberdade Sindical vem sendo questionada pelo grupo de delegados dos empregadores na OIT desde 2012, defendendo uma visão extremamente individualista da liberdade sindical e descontextualizada na negociação coletiva.”

Outra passagem relevante para entendermos essa relação é que a liberdade sindical e o direito de greve não são absolutos – assim como nenhum outro direito fundamental – ao conviverem em um sistema constitucional que reconhece outros direitos fundamentais amiúde conflitantes entre si. A Constituição Federal de 1988 limitou o exercício desses direitos. No caso da liberdade sindical, o artigo 8º, inciso II, da Constituição impõe a unicidade sindical, restringindo a liberdade sindical individual dos trabalhadores de criar sindicatos e violando o princípio da liberdade sindical assegurado na Convenção 87 da OIT. No caso do direito de greve, o Artigo 9º da Constituição limita o exercício da greve nos casos de atividades essenciais (artigo 9º, §1º da CF), remetendo à regulação infraconstitucional.

02. Os trabalhadores podem utilizar do instituto do direito de greve diretamente em face do próprio Estado?

Em resposta a decisão proferida pelo TST em sua análise do segundo argumento (observação do direito de greve), “a privatização de uma empresa estatal afeta diretamente as relações de trabalho, sendo legítima a resistência dos trabalhadores contra sua adoção e efeitos. O direito de greve, como instrumento máximo de pressão, é praticamente o único meio eficiente de que dispõem os trabalhadores nos casos de arbítrio do poder econômico vinculado ao poder político do Estado.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com