TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO PÚBLICO x DIREITO PRIVADO

Por:   •  2/11/2017  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO PÚBLICO x DIREITO PRIVADO

1) Qual o sentido atual da relação entre direito público e direito privado? Por qual motivo ela ganha novos contornos no contexto do Estado Moderno?

O Estado só pode intervir no modo privado desde que haja alguma justificativa relevante, por exemplo: o aborto, a eutanásia. O Direito trabalha com essa técnica da vontade de uma determinada sociedade: a vontade dessa sociedade acaba se impondo como uma decisão normativa.

Construção normativa das nossas liberdades.

Contornos: mesmo objeto, prismas diferenciados. Não tem como separar essas situações, toda situação engloba uma nuance pública e uma nuance privada. A Carta Constitucional está pairando sobre todo o ordenamento e ela é nosso parâmetro de validade.

2) Em seu sentido prático, qual a função de mantermos a dicotomia entre direito público e privado para a realização da ordem jurídica contemporânea? Partindo do pressuposto de que o público e o privado fazem parte de uma mesma ordem, como esta dicotomia se sustenta?

A função é de limitação.

Sustentação: na prática, ela não se sustenta porque toda situação tem seu aspecto dicotômico.

PARTE HISTÓRICA – GERAL

3) Quais os componentes históricos dos direitos de origem romanística? Qual sua relação com a compreensão atual a respeito de nossas fontes do direito, principalmente à afirmação de que nossa fonte primária é a lei?

4) Qual a importância do Código Civil Napoleônico para compreendermos a transição para o sistema de direito moderno codificado?

5) Em que sentido podemos afirmar que o Código Civil Napoleônico representa uma modificação do nosso sistema de fontes do direito?

6) Quais as características principais do momento de codificação napoleônica e quais suas implicações para a estruturação do sistema jurídico moderno (vantagens e desvantagens da codificação moderna)?

HISTÓRIA DO DIREITO PRIVADO BRASILEIRO

7) Quais os fatores relevantes da tradição jurídica portuguesa que estiveram presentes no período colonial brasileiro e que influenciaram posteriormente o nosso processo de independência jurídica e criação de um direito privado brasileiro?

8) Discorra a respeito do início do processo de codificação civil no Brasil, as tentativas de Teixeira de Freitas nesta tarefa de codificação e as relações com o contexto político/social/econômico do país (elite agrária, escravidão, baixa cultura jurídica, cidadania etc.).

9) Quais fatores podemos elencar como significativos para a tardia codificação civil no Brasil?

10) Que motivos se destacam na compreensão de Clóvis Beviláqua de que o Código Civil de 1916 (na elaboração do seu Projeto) deveria ser neutro, ligado à estrutura política dominante, não se atentando às nascentes questões sociais do país?

11) Discorra a respeito dos três grandes elementos sociológicos basilares do Código Civil de 1916: a) a influência do privatismo doméstico; b) a inserção e adoção dos institutos jurídicos europeus; c) a presença de uma elite “letrada” distanciada das massas populares.

12) Quais elementos se destacam na estrutura social do país no momento da pré-codificação de 1916?

13) Quais os elementos de crítica apontados no debate sobre o não comprometimento do Código Civil de 1916 com as questões sociais da época?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com