TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento do conceito de liderança

Por:   •  4/7/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.148 Palavras (13 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 13

Índice

1.        Introdução        2

2.        Liderança        3

2.1 Conceito        3

2.2 Desenvolvimento do conceito de liderança        3

3.        Estilos de liderança        4

4.        Abordagem dos traços ou de perfil        5

5.        Abordagem comportamental        6

5.1 Os quatros estilos de Likert        6

6.        Abordagem situacional ou contingencial        7

6.1 O continuum de liderança        8

7.        Factores relacionados com o gestor        10

8.        Conclusão        11

9.        Referências bibliográficas        12

  1. Introdução

Com a globalização, as organizações têm sido alvo de intensas transformações, que passam por uma reestruturação nos processos produtivos e uma reavaliação cuidadosa dos modelos tradicionais de gestão.

Os antigos modelos de gestão não mais atendem eficientemente ao ambiente competitivo das actuais organizações, levando-as a transformações que provocam rupturas e mudanças nas suas filosofias gerenciais e em meio a esse ambiente, a liderança é um elemento de vital importância ao sucesso de qualquer organização. A liderança é um tema importante e desafiador e, abrange variáveis tais como poder e autoridade, características pessoais de líderes e liderados, relações interpessoais, poderes atribuídos aos cargos, necessidade de alcançar objectivos corporativos e um conjunto de competências desejadas e necessárias para o seu exercício.

Os líderes dentro de uma organização são o elo primordial, que interfere no desempenho da mesma; eles são identificadores e comunicadores de valores colectivos, asseguram recursos para as pessoas internamente e ouvem a maior parte do tempo, pois são modeladores e defensores de culturas voltadas para o desempenho.

O factor liderança tem como vantagem competitiva essencial do futuro, a importância e a responsabilidade pelo desenvolvimento de uma visão condizente com a realidade das organizações, pela criação de estratégias para implementar essa visão, pela comunicação efectiva e eficaz dessa visão no sentido de conquistar adeptos a ela, pela delegação de poder às pessoas que estão ao seu redor e, pelo depósito de confiança nas pessoas para que possam criar e implementar essa visão.

Diante desta exposição, esse trabalho tem como objetivo mostrarmos de forma sucinta, a importância da liderança nas organizações, ressaltando os seguintes pontos: conceito de liderança; estilos de liderança; papel e importância do líder na vida das pessoas e das organizações.

  1. Liderança

2.1 Conceito

Liderança é o processo de influenciar os outros a conseguir que eles façam o que o líder quer que seja feito, ou ainda, a capacidade para influenciar um grupo a actuar no sentido da prossecução dos objectivos do grupo.

2.2 Desenvolvimento do conceito de liderança

São imensas as definições do conceito de liderança presentes na literatura, no presente trabalho vamos citar alguns a saber:

Segundo (Syroit, 1996, p.238), considera a liderança como “um conjunto de actividades de um individuo que ocupa uma posição hierarquicamente superior, dirigidas para a condução e orientação das actividades de outros membros, com o objectivo de atingir eficazmente o objectivo do grupo.

Greenberg e Baron (1993) definem-na como sendo o processo através do qual um individuo influência outros membros do grupo, tendo em vista o alcance das metas. Uma outra definição (Hersey & Blanchard, 1998, p.86) refere que ela é o processo de influenciar as actividades de um individuo ou grupo no sentido de deles obter esforços que permitam o alcance de metas numa dada situação.

Por sua vez, Tannenbaum (1968) refere que a liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida do processo de comunicação humana à consecução de um ou diversos objectivos específicos. Para Jago (1982) ela consiste no uso da influência não-coerciva para dirigir e coordenar as actividades dos membros de um grupo organizado, visando o alcance dos objectivos do grupo.

Os termos “líder” e “liderança” foram introduzidos para apreender, por um lado, o funcionamento organizado da sociedade. Desta forma, o termo líder é utlizado relativamente a situações muito diversas, encontrando-se por um lado, o (s) individuo (s) que ocupa (m) posições hierárquicas e por outro, o (s) individuo(o) mais influente (s) num grupo. O termo liderança designa simultaneamente a estrutura da autoridade e o conjunto de comportamentos dos sujeitos que ocupam a posição de líder e cuja função é a de organizar a prossecução de um objectivo comum. No geral, as definições concebem a liderança como sendo um papel no qual alguém dentro do grupo se especializa. Segundo Pelletier (1999) quando um chefe manipula ou coage os seus subordinados não há liderança e, portanto, para o autor, trata-se da capacidade de suscitar a participação voluntaria das pessoas ou grupos na prossecução de objectivos definidos.

  1. Estilos de liderança

Basicamente, identificam-se quatros estilos diferentes de liderança, a saber: líder autocrático, líder participativo, líder democrático e laissez-faire.

Líder autocrático – é aquele que comunica aos seus subordinados o que é que eles têm de fazer e espera ser obedecido sem problemas. É típico daquele que está de acordo com a teoria X de McGregor e que, portanto, acredita que as pessoas, de modo geral, não têm ambições e evitam o trabalho e têm de ser coagidas. Este tipo de líder observa-se sobretudo, e algumas vezes com sucesso, quando se trata de tarefas simples, altamente repetitivas, a as relações com os subordinados se processam em períodos curtos (por exemplo, algumas tarefas de construção civil com empregados temporários).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (163.2 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com