TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Do trabalho

Por:   •  27/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  9.662 Palavras (39 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 39

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ENGENHARIA METALÚRGICA

JOÃO VICTOR FONSECA MARCO TÚLIO FERREIRA VITOR COSTA

NOÇÕES HISTÓRICAS DO DIREITO DO TRABALHO

Movimentos sociais do séc. XIX, movimento do socialismo e à doutrina social da Igreja católica com a encíclica Rerum Novarum

JOÃO VICTOR FONSECA MARCO TÚLIO FERREIRA VITOR COSTA

NOÇÕES HISTÓRICAS DO DIREITO DO TRABALHO

Movimentos sociais do séc. XIX, movimento do socialismo e à doutrina social da Igreja católica com a encíclica Rerum Novarum

Trabalho apresentado no curso de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Professor : Diogo Luna Moureira Disciplina: Direito e Legislação Turma: Engenharia Metalúrgica

RESUMO

O trabalho  atualmente  e  visto  como  motivo  de  orgulho  pois  quem  trabalha adquire diversos direitos morais que só se admitem a quem tem uma função econômica dentro da sociedade. Os principais movimentos socialistas que surgiram no século XIX foram o anarquismo e o comunismo. Dentre esses movimentos surgiram filósofos que lutaram pelo direito dos trabalhares Karl Marx e Friedrich Engels. Com isso teve se a igreja consolidando-se com as novas políticas que foram implantadas.

Palavra-chave: Evolução industrial, movimentos sócias, encíclica.

Sumario

  1. Trabalho na antiguidade        5
  2. Revolução Industrial        6
  1. Ludistas        6
  2. Cartismo        7
  1. Os principais movimentos socialistas        7
  1. Anarquista        8
  2. Comunista        8
  1. Desigualdade social        9
  2. A encíclica        10
  3. Conclusão        15

  1. Trabalho na antiguidade

O trabalho  atualmente  e  visto  como  motivo  de  orgulho  pois  quem  trabalha adquire diversos direitos morais que só se admitem a quem tem uma função econômica dentro da sociedade. Mas nem sempre foi assim na antiguidade era sinônimo de escravidão e falta de capacidade intelectual pois só quem trabalhava era as pessoas que não possuíam habilidades intelectuais políticas ou artísticas

Já na idade média, existiam três tipos de trabalhadores: os vassalos, subjugados e escravizados, pertencentes ao senhor feudal; servos da gleba, que eram quase escravos, podiam ser objeto de troca e venda, e os artesãos, estes trabalhavam por conta própria, sobreviviam da venda de suas mercadorias. Ainda no período pré-industrial, verificou-se a criação de corporações representativas de produtos e de trabalhadores, a partir de então fora deflagrada uma luta de classes, mas ainda não existia propriamente direitos trabalhistas, uma vez que apesar da existência de maior liberdade ao trabalhador, a relação das corporações com os trabalhadores era autoritária, com destinação à realização de seus interesses e não à proteção  dos  obreiros.

Com a Revolução Francesa, em 1789, as corporações foram suprimidas,  já que eram incompatíveis com o ideário de liberdade  individual  preconizado pelo liberalismo. O Direito do Trabalho surge mais adiante com a Revolução industrial, a necessidade de pessoas para operar as máquinas a vapor  e têxteis impôs a substituição do trabalho escravo, servil e corporativo pelo trabalho em troca de salário.

  1. Revolução Industrial

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo causando grandes transformações. A Revolução Industrial  garantiu  o  surgimento  da  indústria  e  consolidou  o  processo     de formação do capitalismo.

A descoberta da máquina a vapor como fonte de energia é um marco histórico, pois acaba substituindo a força humana. A partir de agora a necessidade é de pessoas para operar as máquinas a vapor e têxteis, então, há a substituição do trabalho escravo, servil e corporativo pelo trabalho assalariado.

com isso teve a ascensão do sistema capitalista e de uma nova classe social: os operários os trabalhadores das indústrias capitalistas. Consequentemente, surgiram as relações sociais entre donos das fábricas (exploradores) e trabalhadores das fábricas (explorados)

Dessas relações nem um pouco amistosas entre capitalistas e trabalhadores surgiram na Inglaterra dois movimentos, os ludistas e os cartistas, que tinham um objetivo em comum: encontrar soluções para os problemas enfrentados pelos operários,

  1. Ludistas

Faz menção a Ned Ludd, suposto trabalhador inglês que havia sido o pioneiro na destruição das máquinas como forma de manifestar sua insatisfação. Os ludistas também ficaram conhecidos como “quebradores de máquinas”, porque agiam promovendo a destruição das máquinas industriais.

, o trabalhador inglês viu o seu salário cair consideravelmente. Na cidade de Bolton, por exemplo, um tecelão recebia cerca de 33 shillings em 1795 e, por volta de 1815, o mesmo tecelão recebia 14 shillings. Essa diminuição salarial, no entanto, não veio acompanhada de redução na carga de trabalho e de queda no custo de vida, ou seja, o trabalhador havia sido proletarizado e sua vida precarizada.

Essa diminuição salarial, aliada ao fato de que uma máquina substituía o trabalho manual de muitos homens, levou ao surgimento dos ludistas. Assim, o

ludismo foi um movimento de trabalhadores que lutaram contra a mecanização do trabalho. Os ludistas entendiam que as máquinas, além de estarem roubando os empregos dos seres humanos, contribuíram para a redução salarial do trabalhador e, assim, era algo que devia ser destruído.

Esse movimento teve início em Nottingham, em 1811, e existiu em toda a Inglaterra em 1816. Perceberam que os responsáveis eram os donos das fábricas, que pagavam baixos salários e não ofereciam os direitos necessários para uma boa condição de trabalho, como descanso semanal, férias e uma jornada menos exaustiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.8 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com