TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto histórico: do liberalismo ao neoliberalismo

Artigo: Contexto histórico: do liberalismo ao neoliberalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Artigo  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Contexto histórico: do liberalismo ao neoliberalismo

Conceitos

Para iniciar este estudo é necessário conhecer e entender os conceitos teóricos de Liberalismo e Neoliberalismo. Estes dois termos são conjuntos de teorias e princípios políticos e econômicos, aplicados em diferentes fases da vida política, econômica e social da humanidade.

O liberalismo pode ser dividido em político, social e econômico, mas trataremos apenas deste ultimo. Na economia, a ideia central do liberalismo é a defesa da independência da economia de qualquer interferência proveniente de outros meios. Ele defende a não-intervenção do Estado, isso porque acredita que a dinâmica de produção, distribuição e consumo de bens é regida por leis que já fazem parte do processo que estabelece o equilíbrio. Neste mesmo pensamento, a igualdade de condições e os estabelecimento de um mercado competitivo perfeito são provenientes da não-intervenção do estado.

Outras características do liberalismo econômico são a defesa da propriedade privada, livre mercado e igualdade perante a lei.

Já o neoliberalismo, como o próprio nome já diz, “novo” liberalismo, é um produto do liberalismo. Esse termo se refere a uma reformulação do liberalismo a partir das ideias neoclássicas as quais o liberalismo se opõe. O neoliberalismo é muito criticado por ser um conceito confuso e os críticos dizem que esta política econômica só favorece as grandes potencias e as empresas multinacionais, prejudicando os países em desenvolvimento com desemprego, baixos salários, aumento da dependência do capital estrangeiro e das diferenças sociais.

Algumas características do neoliberalismo são a mínima intervenção do Estado na economia, política de privatização de empresas estatais, adoção de medidas contra o protecionismo econômico, diminuição do Estado para torná-lo mais eficiente, entre outras características.

A principal diferença entre essas duas políticas econômicas gira em torno da concepção do Estado. No liberalismo o papel do Estado é revestido de um protagonismo enquanto no Neoliberalismo esse papel ocupa um status de assessório.

Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-liberalismo-economico.html

Leia mais: Conceito de liberalismo - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/liberalismo#ixzz2i55Gqc7k

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com