TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Imobiliário

Por:   •  6/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

1. Analisando a Certidão de fls. 12/13, responda: Joaquim da Costa, brasileiro, casado com Maria Suely Costa, no regime de separação de bens, após o advento da Lei 6.015/73, deseja comprar o imóvel da dita certidão. O corretor apresentou a vendedora, a Sra. Joana Martins Rodrigues, viúva, comerciante. Você é o advogado do comprador, qual seria sua recomendação para uma compra segura?

Para a aquisição de um bem imóvel é preciso estar atento a uma série de documentos que serão necessários para uma compra segura do ponto de vista legal. Recomendo, ao cliente, Joaquim da Costa, brasileiro, casado com Maria Suely da Costa, sob o regime de separação de bens, solicite ao vendedor a certidão de Registro do Imóveis atualizada, com menos de 30 dias de expedição, verificando se consta na mesma a Sra. Joana Martins como proprietária do imóvel. Caso não seja a proprietária legítima pedir que faça a retificação do registro no cartório onde está situado o imóvel.

A priori, a Certidão que foi apresentada não constava o nome da Sra. Joana Martins Rodrigues, neste caso, recomendaria que solicitasse uma cópia autenticada da Certidão de casamento da mesma a fim de averiguar se ela é realmente esposa de Maurício Martins Rodrigues e qual regime de bens foi escolhido pelo casal. Se não for a esposa, comprovante de algum vínculo com Mauricio M. Rodrigues, como por exemplo, se é filha, mãe ou irmã do mesmo. Solicitar, ainda, a cópia autenticada do atestado de óbito do Sr. Maurício M. Rodrigues e a Cópia autenticada do formal de partilha.

Em seguida, o próprio proprietário do bem imóvel em questão, deverá requerer junto ao Registrador competente do Cartório de Imóvel, a retificação do registro para uniformizar as informações obtivas através dos documentos arrolados, por meio de um procedimento administrativo, conforme esclarece o art. 213, da Lei de Registro Público.

É interessante, também, que se deve exigir do vendedor, a Certidão Negativa de Débitos Tributários Municipais (dos últimos 5 anos), como prova de que o imóvel não possua débitos de IPTU ou dívida ativa.

2. Seu pai está comprando um imóvel e pediu sua orientação. O vendedor é Gerson Filho Borges de Oliveira e o documento do imóvel apresentado pelo vendedor foi o das fls. 47/49. Quais orientações jurídicas você daria para que a compra do imóvel seja segura?

A Escritura Pública de Compra e Venda do Imóvel irá provar a existência do negócio jurídico entre as partes (comprador e vendedor). Contudo, é um instrumento principal para efetivar a transmissão da propriedade que se realiza somente com o registro deste documento na matrícula (Art. 1.245, CC). Neste caso, se não constar o devido registro na Matrícula, o negócio não será possível existir, pois não existe a transmissão do bem imóvel. A apresentação da Escritura Pública não garante a titularidade ou propriedade do imóvel, uma vez que, é necessário a apresentação da Certidão de Registro do Imóvel atualizada para que seja feita uma compra com segurança.

3. Explique os procedimentos para solicitar a certidão de fls. 09 e a importância desses procedimentos.

Trata-se do tipo de uma certidão para fins de uma Usucapião. Onde eu vou ter uma exceção na formalidade, onde irá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com