TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Romano Estudo Dirigido

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 8

Elabore um texto trazendo as principais características da monarquia ou realeza enquanto período político da sociedade romana. Para a sua argumentação considere:

O elemento lendário constituinte da unidade patriarcal romana

Roma é considerada como uma sociedade extremamente patriarcal, e consequentemente tradicionalista. Isso se dá devido ao elemento lendário dos fundadores de Roma, Remo e Rômulo, sendo que o último é conhecido por ser o “Pai da civilização romana”. No ínicio, Roma era apenas um conjunto de diferentes clãs, cada um representado por seu Pater/ patriarca, vaga ocupada pelo integrante mais velho, e detentor de muito respeito, pois devido a sua idade, estava mais perto da tradição, ou seja, de Rômulo. Através desse fundamento, foi criado a figura do Patrício (romanos de sangue puro), que são diferenciados dos plebeus comuns, por terem o sangue do pai fundador.

A função do senado e do colégio de pontífices

A Partir do período denominado como monarquia, Roma possuía dois grupos, o Senado e o Colégio de Pontífices. O senado romano, era formado por conjunto de patriarcas, que devido ao grande tradicionalismo de Roma, por estarem mais perto da tradição, ou seja do pai fundador, possuíam a legitimidade para governar no âmbito político. O Colégio de Pontífices, também conhecidos como sacerdotes, era composto por um coletivo de anciãos, e tinham suas funções ligadas ao âmbito religioso, sendo a ponte entre a civilização romana e os deuses, possuíam o monopólio da interpretação jurídica, e aplicação do direito.

As principais características das ações de lei, enquanto modelo processual do direito civil romano.

As ações de lei faz parte do IUS CIVILE arcaico e possuía o caráter de exclusão e reclusão. Isso ocorre devido ao fato de que apenas os patrícios são titulares de direitos, por serem os únicos considerados como cidadão romano. A sua primeira fonte é através dos costumes e religião, sendo os anciões do colégio de pontífices o porta voz desta. Tratando-se do elemento religioso este é quase místico, sendo revelado pelos deuses. É um direito monopolizado pela realeza e é realizado através do modelo processual romano. Apresenta como uma das principais características, o ritualismo, ou seja, a indistinção entre o direito e a religião, sendo o indivíduo punido tanto no âmbito jurídico quanto no âmbito religioso.

A figura do “REX” e suas características básicas na monarquia romano

O Rex, ou rei, surge durante o período da monarquia romana, como uma figura simbolicamente ritualístico, devido a uma estratégia do Senado e do colégio de pontífices, que viam sua presença como algo necessário e este será sempre um estrangeiro. Sua escolha não é necessariamente hierarquia, mas sim determinada pelos deuses, e repassado através do colégio de pontífices, tendo como “opção” aqueles indicados pelo Senado. Apesar de receber o nome de rei, o Rex, não possuía nenhum poder propriamente dito, sendo apenas uma figura, através da qual o verdadeiro poder era exercido e detido pelo Senado e pelo colégio de pontífices, não tendo nenhuma autonomia.

A relação entre ritualidade e a progressiva laicização do direito civil

No começo da sociedade romana, para que qualquer ato jurídico seja válido, era necessário a presença de uma religião, ou seja do elemento ritualístico. No entanto, com o passar das gerações, os atos ritualístico, se tornam mecânicos, ou seja, são realizados apenas para tornar o negócio válido, perdendo dessa forma o elemento da fé, e causando consequentemente a laicização do direito civil.

Elabore um texto sobre a república romana considerando:

O novo arranjo político - institucional composto pelos comércios, pelas magistraturas, pelo senado e pelo colégio de pontífices.

A república romana é marcada por uma teórica descentralização do poder, sendo assim dividido nas mãos dos comícios do senado, das magistraturas e do colégio dos pontífices. O Senado e o Colégio dos pontífices permanecem como uma herança da época da Monarquia, e continuam a exercer as mesmas funções daquele período. Já as Assembleias e os comícios se tornaram recorrentes, e poderiam ser formados por vários grupos, inclusive da plebe, criando a possibilidade de outro elemento jurídico, como as leis do povo, também conhecidas como plebes citos. As Magistraturas eram cargos públicos, necessariamente ocupados por patrícios romanos, eram elas: os Edis, fiscais públicos que zelavam pela ordem; os Censores, responsáveis pelo censo e levantamento de estatísticas; os Questores, responsáveis pelos impostos; os Pretores, encarregados de administrar o direito civil, e por fim os Cônsules, cargo ocupado por duas pessoas, que tinham como responsabilidade a administração do tesouro e dos exércitos.

A dinâmica ilusória de uma república dirigida por uma tradicional aristocracia

essa descentralização do poder é apenas ilusória uma vez q apesar da criação de novos poderes, esses ainda eram escolhidos pelo Senado e aprovados pelos pontifices, logo a ideologia dos escolhidos eram iguais ou parecidas com os mesmos, que os selecionavam, levando em conta interesses e benefícios próprios. Outro fator que torna essas mudanças apenas no papel, é o costumes, que ainda é considerado e usado como a principal fonte do direito.

As limitações do tradicional direito civil frente às demandas de um novo contexto histórico.

O Direito Civil arcaico, era inacessível e rudimentar, com problemas de execução pois não possuía muitos recursos ou institutos. Pode-se dizer que era um direito marcado pela reclusão e exclusividade, ou seja, apesar de ser Ius Civile, o direito do cidadão, ele só era acessível para o romano de fato, os patrícios. Estes, também não possuíam muito acesso a esses direitos, uma vez que conflitos poucas vezes eram resolvidos de forma eficaz, criando assim uma necessidade de mudanças.

As rupturas e continuidades decorrentes da Lei das XII tábuas

A Lei das XII tábuas, é uma conquista dos plebeus, que pretendiam colocar por escrito o que os pontífices proferiram, tornando o direito público e acessível a todos aqueles que podiam ler, passando a ser um Processo formular. Durante esse período, os direito foi dividido em três,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com