TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Tributário

Por:   •  16/10/2016  •  Resenha  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Os tributos, desde sua remota criação, ou até mesmo surgimento, representam a principal fonte de receita para o Estado, caracterizando-se com duas principais vertentes a sua existência e finalidade: como uma forma coercitiva para arrecadação de valores por parte do Estado (função fiscal), assim como a necessidade para viabilização e manutenção de políticas públicas e sociais (função extrafiscal), compondo-se aí sua peculiaridade híbrida.

Apresento-se dessa maneira, é importante lembrarmos que tributos não são vistos como penalidades, sanções, tampouco como algum tipo de punição, uma vez que todos são lícitos (hipótese de incidência) e positivados através de leis próprias, e representam arrecadações por receitas públicas originárias, ou receitas públicas derivadas, como apresenta Kiyoshi Harada (2010, p.33): “a primeira é aquela que advém da exploração, pelo Estado, da atividade econômica. A segunda é caracterizada por constrangimento legal para a sua arrecadação. São os tributos, as penas pecuniárias, o confisco e as reparações de guerra”.

Regrando a composição dos tributos e sua disposição no ordenamento jurídico brasileiro, duas são as teorias que os distinguem, os classificam mediante suas finalidades, necessidades e fatos geradores. A pentapartida, que elenca os impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições especiais e empréstimos compulsórios, e a tricotômica, que traz os impostos, taxas e contribuições de melhoria.

A mais aceita jurisprudencialmente, pelo STF, e defendida pelos autores Leandro Paulsen e Eduardo Sabbag, é a pentapartida, pois designam espécies de tributos a partir de um, tido como gênero, onde há um fato gerador específico, os demais advêm deste, formando-se espécies de contribuições e arrecadações, levando em consideração ainda a maneira como destinados e suas possíveis promessas de restituição, como indica Paulsen (2008, p. 39 e 40). Já a teoria tricotômica, defendida por Paulo de Barros Carvalho e Sacha Calmon Navarro Coelho, é enfatizada seguindo os Artigos 145 da Constituição Federal e o 5º do Código Tributário Nacional, em que apresentam de forma específica que somente os três tipos de tributos dispostos são os verificados no ordenamento jurídico nacional.

No entanto, pode-se perceber que há uma espécie de diferenciação, digamos, entre a forma positivada, e um senso comum acerca do tema “tributo”, ou seja, uma Teoria defende que vale o que traz expressamente nos Livros: a Constituição Federal, e o Código Tributário Nacional, apresentando-o diretamente, e outra que recai no cotidiano do mundo jurídico, sendo vista como mais plausível, e até mesmo condizente, com a realidade que é tratado tal tema.

A partir de um tipo de contribuição definida por lei, a hipótese de incidência, e corroborada pelo episódio que traz iminentemente sua confirmação, o fato gerador, temos a posição por parte do Estado de angariar recursos que serão destinados para sua manutenção, assim como o benefício para todos seus entes, mantendo questões de suma importância e pertinentes com a realidade, como saúde, moradia, educação, segurança, seguridade social, dentre outros temas.

É evidente que há mais tributos que os pré-definidos, como diz a teoria pentapartida, já que são explicitamente apresentados, e a partir deles que se obtém a arrecadação. Portanto, é natural dizer dessa Teoria, que há mais espécies a partir de um gênero, pois o que está normatizado traz consigo outros impostos, digamos acessórios, pertinentes à Administração Pública e manutenção do Estado, deixando a Teoria pentapartida mais atual e condizente com a realidade e perspectivas acerca de matéria tributária no ordenamento jurídico nacional, assim como seu regimento.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com