TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Tributário

Por:   •  23/11/2021  •  Resenha  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Jhonatan de Assis Valerio

201701191822

 

  1. – Errado, pois o CTN foi recepcionado pela CF/88 aplicabilidade atual do CTN, sob a égide da Constituição de 1988 decorre do fenômeno, teoria ou princípio da recepção, com forca de lei complementar, tendo somente os artigos 28 e 67 não sendo recepcionados pela CF/88.

 

  1. – A receita estadual agiu de forma correta, pois mediante qualquer venda que esteja dentro dos requisitos para a incidência de ICMS, o mesmo ocorrerá, caso a venda fosse de medicamentos, essa poderia ser isentada do imposto.
  2. – De acordo com a teoria dualista, o surgimento da obrigação tributária se dá quando o sujeito ativo poderá exigir o pagamento de tributos ou então das penalidades pecuniárias do sujeito passivo, esta teoria que é utilizada de forma majoritária, com a inadimplência do contribuinte, a Fazenda Pública aciona o Poder Judiciário, com o ajuizamento de uma ação de execução fiscal, para requerer de contribuintes inadimplentes os créditos que lhe são devidos, dando o prazo de 05 dias para o pagamento do débito

 

  1. – Sim, haverá incidência de ICMS, pois o fato do empréstimo ser de mercadoria para uso, o mesmo irá gerar incidência do imposto, caso fosse um contrato de comodato, onde há o empréstimo de mercadorias a saída física de máquinas, utensílios e implementos não incidira o referido imposto.
  2. – Não será passível de cobrança do ISS, pois de acordo com a sumula vinculante 31, fica inconstitucional a incidência do imposto sobre serviço de qualquer natureza – ISS sobre operações e sobre locações de bens moveis, o ISS deve ser cobrado potencialmente de empresas que prestam serviços e fazem a locação de bens moveis.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (21.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com