TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Vs Aborto

Por:   •  2/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Filosofia do Direito

Licenciatura em Direito. 3º ano, Laboral

Tema : Direito Vs Aborto

DISCENTE:

Imaculada Vilanculos

DOCENTE:

Quentino Razão

Maputo : Novembro de 2017

1.Introdução:

Neste presente  trabalho  pretende se debruçar sobre um tema de extrema importância tanto para o Direito como para a Filosofia ,onde de forma explícita, objectiva pretende se  claramente fazer entender a quem lê o  trabalho.

A  proposta do trabalho é fazer uma reflexão paralela a respeito da construção do Aborto em Moçambique, relacionando com o pensamento Filosofico, com ênfase na teoria  do estudo feito  por  Kant, em suas obras de Direitos do Homem, e no código penal, vigente em Moçambique.

        No estudo que se  fez sobre o Direito e o Aborto serviu-se de uma metáfora para pretender mostrar como as diferentes culturas políticas e jurídicas que perpassaram ao longo da sua história continuam a cruzar-se na realidade filosófica. Por isso, é de suma importância o debate acerca desse assunto para que mais pessoas tomem conhecimento de como é tratada a questão do Aborto em Moçambique e como foi tratada anteriormente.


2.Objectivos

2.1.Objectivos gerais:

  • Explicar melhor sobre o  Direito e o Aborto, analisar  o tema em causa em diferentes épocas, sendo pertinente no tempo actual , diferenciar ambos seleccionando e explicitando os aspectos essenciais .

2.2.Objectivos específicos:

  • Definir e explicar sobre o Aborto e o Direito
  • Analise de ideias dos autores defensores do Aborto no geral;
  • Estudo e reflexão do aborto na nossa Legislação.

2.3.Metodologia:

Para a elaboração do presente trabalho foi usado o método descritivo a revisão da literatura na medida em que a abordagem realizada visa descrever factos, no entanto foram usados para recolha de informações dados com base na pesquisa de obras físicas (manuais , biblioteca ) , obras virtuais ( internet) , e alguns materiais próprios ( fichas de apoio).


As ciências contemporâneas sobre tudo as ciências da vida ( biológica, medicina, genética, etc ), criaram uma serie de dilemas éticos que são estudados pela Filosofia.

O ramo da Filosofia que estuda os problemas morais que surgem dessas ciências chamada Bioética e a subdivisão que cuida assuntos específicos da medicina, como o aborto é chamada Ética Medica.

O aborto envolve três aspectos:

Religiosos, Legais, Médicos, Sócio Culturais e Políticos.

  1. Aborto

É a interrupção da gravidez da qual resulta a morte de um produto da concepção, consiste da iluminação da vida intra-uterina, que é interromper o processo fisiológico da gestação.

  1. Espécies do Aborto    
  • Aborto Natural: é a interrupção espontânea da gravidez

Exemplo: O organismo elimina por questões patológicas o feto, o que não constitui crime.

  • Aborto Acidental: é a interrupção da gravidez provocada por traumatismo, tais como choques e quedas.

Não caracteriza crime.

  • Aborto Criminal: é a interrupção da gravidez de forma dolosa.
  • Aborto Legal: é a interrupção da gravidez de forma voluntaria e aceite por lei, que pode ser por via de duas hipóteses:
  1. Quando não há meio de salvaguardar a vida da gestante (aborto necessário, ou terapêutico);
  2. Quando a gravidez resulta de violação .
  • Aborto Eugenico ou Eugenesio: é a interrupção da gravidez para evitar o nascimento de uma criança com graves deformidades.

Em Moçambique é permito o aborto nas primeiras 12 semanas de gravidez.

O  surgimento do Direito no aborto em Moçambique vem como alicerce para poder regular, sendo que esta tem sido uma pratica reteirada ou seja um costume no seio familiar.

Na Filosofia, o argumento que diz respeito ao Direito e o aborto e a moral, isto é, a vida do embrião ou o feto, eles afirmam que, se os fetos tem o direito a vida então o aborto é errado, pois a protecção  da vida é um valor superior  a escolha da mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com