TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito de Posse e Propriedade e Ritos Especiais

Por:   •  18/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Thalia Fernanda de Sales Costa

R.A: 6274184

Turma: 003205A03

Atividade Prática Supervisionada – Direito de Posse e Propriedade e Ritos Especiais

Petição Inicial de Ação Possessória

Ao juízo da Primeira Vara Cível de São Paulo/SP.

Alberto Costa Andrade, brasileiro, casado em comunhão de bens, vendedor, inscrito no CPF sob o nº 123.456.789-10, residente e domiciliado na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Cardeal Arcoverde, nº 123, Pinheiros, no CEP nº 0258-452, vem, respeitosamente, através de sua advogada que esta subscreve, propor a presente,

AÇÃO DE MANUTENÇÃO DE POSSE

Em face de, Mário Almeida Souza, brasileiro, cãs em comunhão de bens, fazendeiro, inscrito no CPF sob o nº 109.876.543-21, residente e domiciliado na Cidade de Santos, Estado de São Paulo, na rua Maria de Souza, nº 988, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos,

DOS FATOS

O autor, Alberto, é senhor e possuidor, desde 08/05/2011, do imóvel rural, localizado na cidade de Campinas, São Paulo, imóvel qual foi adquirido através de Escritura Pública de Compra e Venda, conforme provam os documentos em anexo.

Na data de 26/12/2021, o réu tirou vantagem da ausência de Alberto sobre o terreno e avisaram que iriam usar uma parte do terreno de Alberto por 2 (dois) meses, para que o gado de Mário pudesse passar por aquele espaço, porém, ainda depois de 2 (dois) meses, Mário continuou a se aproveitar do espaço do terreno do autor, invadindo parcialmente a propriedade de Alberto, afastando a cerca que faz divisa dos terrenos, conforme se apresenta na planta anexa.

O autor tentou diversas vezes a comunicação de forma respeitosa, antes de recorrer à justiça, sem sucesso.

Após os fatos narrados, não restou outra alternativa para o autor, senão por meio da presente ação.

DO DIREITO

Assim sendo, a ação apropriada para defesa do “Jus possessório”, é ação de manutenção de posse:

“Considera-se possuidor todo aquele, que tem de fato o exercício, pleno, ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade”. (art. 1196 do Código Civil).

O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado. Art. 1210 do Código Civil.

O objeto da ação de manutenção na posse é a desistência da turbação e a indenização do dano causado.

DOS PEDIDOS E DO REQUERIMENTO

Diante do exposto, pede-se e requer-se à Vossa Excelência:

1 – Expedir o competente Mandado de Manutenção “Initio Litis”, para que o réu de que devem cessar “in continenti” os atos ora denunciados, posto que turbativos da posse do Autor, nos termos dos artigos 561 do CPC.

2 – Ordenar a citação dos Réus, para, querendo, responder à presente, sob pena de  revelia,  seja  julgada  Procedente  para  o fim  de  ser  a  ora  Autora  mantida  na posse  do imóvel a qual se espera  turbado, condenando  os Réus ao  pagamento de indenização  por  perdas  e  danos, honorários advocatícios  na  base  de  20% sobre  o  valor  da  ação  e custas processuais.  Todas as verbas mencionadas deverão ser monetariamente corrigidas a contar do ajuizamento desta, na forma prevista no art. 1º e seus parágrafos da Lei Federal nº 6.899, de 08 de abril de 1981.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com