TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito do Consumidor

Por:   •  8/7/2023  •  Dissertação  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO DO CONSUMIDOR

SEMANA 16

O exercício da defesa coletiva em juízo acontece quando um grupo de consumidores prejudicados por uma mesma prática abusiva ou infração decide buscar reparação judicial de forma coletiva, em vez de individualmente.

Existem três formas principais de exercer a defesa coletiva em juízo, de acordo com o CDC:

Ação Civil Pública: É uma ação judicial movida pelo Ministério Público, Defensoria Pública, União, Estados, Municípios ou entidades de defesa do consumidor. O objetivo é reparar os danos individuais e coletivos causados aos consumidores e cessar a prática abusiva. Os valores recuperados podem ser destinados a um fundo de reparação de danos coletivos.

Ação Coletiva Propositura: É uma ação judicial proposta por uma associação ou entidade de defesa do consumidor. Busca reparar os danos individuais dos consumidores lesados, sem envolver a reparação de danos coletivos. Cada consumidor pode ingressar na ação para buscar sua reparação individual.

Ação Coletiva Substitutiva: É uma ação judicial proposta por uma associação ou entidade de defesa do consumidor, com o objetivo de substituir os interesses individuais dos consumidores envolvidos. Busca reparar os danos individuais e coletivos dos consumidores lesados.

Essas ações coletivas têm como finalidade buscar reparação para os danos causados aos consumidores e interromper práticas abusivas ou infrações cometidas por fornecedores. Elas são uma forma eficiente e econômica de proteger os direitos dos consumidores, evitando que cada consumidor tenha que ingressar com uma ação individual.

O objetivo da defesa coletiva em juízo, segundo o CDC, é proteger os interesses e direitos dos consumidores, promovendo a harmonia nas relações de consumo e equilibrando o poder entre as partes envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com