TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito do Trabalho

Por:   •  11/7/2017  •  Resenha  •  6.217 Palavras (25 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 25

DIREITO DO TRABALHO – AULA 01 – Salário e Remuneração

Artigos: 457 e ss da CLT

Principal obrigação é o trabalho! Binômio = Prestação de serviços # pagamento de salário

O que é salário? Qual a diferença de remuneração? 1- parcela fixa pactuada na contratação e 2- as gratificações, periculosidade, comissão. ERRADO! Salário e Remuneração são a MESMA COISA para a maioria dos empregados.

Se é dado pelo empregador por força do seu trabalho é natureza jurídica salarial, para todos os efeitos legais.

Para os garçons, por exemplo que ganham gorjetas é diferente (exemplo: o salário é de 1000,00 e ele ganha mais 1500,00 de gorjeta, que deve ser somada para compor a remuneração em todos os efeitos que será de 2500,00). Para usar como base de calculo para previdência, FGTS, 13 salário será utilizado o valor de 2500,00 reais. 457 caput

EXEÇÕES de verbas que não incidem gorjetas: aviso prévio, horas extras, adicional norturo e repouso semanal remunerado. S. 354 TST

EXCEÇÕES de verbas que não entram no contracheque para recolhimento de encargos, recebe em mãos do empregador mas não tem natureza salarial: ajuda de custo que é parcela única; participação nos lucros de resultado que não é obrigação(lei 10101/00); as diárias no valor máximo de 50% do salário do empregado para os que trabalham na rua representando a empresa -  S. 101 TST; aderir ao plano de incentivo de demissão voluntário tem natureza de indenização.

Salário não é só dinheiro, nota, pode ser por meio de benefícios ao que se dá nome de salário in natura ou salário utilidade afinal é recebido do seu empregador por força do seu trabalho. Por exemplo pagar a academia ... mas esses valores tem que ser utilizadoos como base de calculo. 458

 EXCEÇÕES vantagens previstas no artigo 458 parágrafo 2 mesmo sendo benefícios não possuem natureza salarial: assistência médica, vale cultura, transporte, vestimenta. Alimentação estava no projeto mas foi vetado, se der alimentação terá sim natureza salarial, S.241 TST. Porem existem duas hipóteses que são admitidas: 1- se a empresa for escrita no PAT programa de alimentação do trabalhador, OJ 133; se o seu sindicato em sede de negociação coletiva estipular cláusula permitindo, esta será válida para os contratos deste dia em diante, para os anteriores não poderá utilizar-se da norma para prejudica-los, OJ 413.

Regra do PARA e do PELO para identificar no caso concreto se o que recebe é salário ou ferramenta de trabalho. Se for um luxo é salário e se for uma ferramenta não é salário. Por exemplo, para um professor um celular e a conta paga é um luxo – salário – já um microfone é uma ferramenta de trabalho não é salário. S. 367 TST um carro que é ferramenta de trabalho, mesmo se utilizado fora deste não se torna salário. Cigarro não se considera salário em face da nocividade da saúde.

Artigo 82, pelo menos 30% do salario tem que ser em espécie, não pode ser tudo em forma de beneficio.

PRINCÍPIOS A CERCA DO SALÁRIO

Irredutibilidade e intangibilidade = o salário não pode diminuir salvo convenção ou acordo coletivo temporário via sindicato em meio a crise, por tempo determinado, prazo máximo de 2 anos. S. 277 TST. Trabalhador em tempo parcial pode trabalhar no máximo 25hs por semana. O aprendiz é empregado, ao contrario do estagiário que não tem vínculo de emprego. E pode receber salário proporcional as horas trabalhadas. Intangibilidade salarial significa que seu salário é intocável, somente pensão tira salário, todos os demais credores não podem efetuar descontos no salário a não ser que se trate de adiantamento, OJ 153.

Se o empregado quebrar alguma coisa na empresa, pode descontar? Depende, deve ser analisado se foi por dolo – difícil de identificar porque ninguém vai fala - ou por culpa, se tiver cláusula contratual neste sentido, se não tiver não pode descontar. 462 CLT. Em caso de demissão só pode ser descontado no máximo um mês de remuneração do empregado.

Salário complessivo? É aquele que não vem discriminado todas as verbas (adicional de insalubridade, hora extra, periculosidade) e não é aceito em nosso país, pois desta forma não teria como saber se estou sendo pago devidamente. S. 91 TST. Modalidade truck sistem também não é aceito, tem que ser moeda corrente nacional e não em forma de produtos da empresa.

Equiparação salarial é ideia de isonomia, não discriminação, tutela jurisdicional que geralmente só é procurada quando já não se está mais no serviço, procurando assim receber o que lhe ficou devido durante a vigência do contrato que foi trabalhado. 461 CLT e S. 6 TST. Requisitos que devem ser observados para o paradigma. TST entende mesmo local como mesmo município ou região metropolitana do município. A experiência na função justifica salário diferenciado, na empresa não currículo. Em empresa com quadro de carreira entra um por merecimento e um por antiguidade, tem que ser homologado pelo ministério do trabalho. Empregado readaptado não pode ser usado como paradigma para ninguém. Principio da primazia da responsabilidade, não importa o nome dado as coisas, se a função exercida for a mesma, cabe equiparação salarial.

Prescrição é sempre parcial, pode ser cobrado os últimos 5 anos.

GARANTIAS DE EMPREGO – estabilidade provisória

O empregado pode ser mandado embora a qualquer tempo, demição sem justa causa. O dirigente sindical não recebe dispensa sem justa causa, apenas se cometer falta grave. Nesses casos se fala de estabilidade.  
– dirigente sindical, titular e suplente: quando começa e quando termina a garantia, para que seja efetiva começa no registro da candidatura e dura até um ano após o término do mandato que dura 3 anos e pode ser reeleito quantas vezes quiser (artigos 8 da CF e 543 parágrafo 3 da CLT; S. 379 TST). Para ser demitido precisa ser por falta grave e mediante inquérito judicial para apuração, no prazo máximo de 30 dias, enquanto isso pode ficar suspenso até a decisão final do processo. O inquérito é uma excessão, não é assim em todos os casos. (OJ 365 e 369 casos que não tem direito a estabilidade). Tudo se aplica ao empregado eleito diretor de cooperativa, porém apenas aos titulares, OJ 253. Comunicação de registro tem que ser comunicado ao empregador no prazo de 24h por ofício ou pessoalmente. S. 369 TST. Somente 14 dirigentes têm garantia os que excederem não terão.
– gestantes: art 10, II “b” ADCT a proteção vai da confirmação da gravidez até 5 meses após o parto, não após os 120 dias de licença. Se entende confirmação por momento da concepção. Se tiver sido mandada embora e ficar sabendo que esta gestante deve voltar porque a dispensa é nula, ainda que o empregador não soubesse do estado gravídico. Mesmo que engravide dentro do aviso prévio sendo ele trabalhado ou indenizado, não pode ser mandada embora. Na admissão não pode exigir exame de gravidez. Mesmo diante de contrato por prazo determinado não pode mandar embora se engravidar. Em caso de morte da genitora, aquele que detiver a guarda da criança não pode ser mandada embora até que esta complete 5 meses de vida, lei complementar 146/14.
– membro da CIPA, comissão interna de prevensão de acidentes: art 10, II “a” ADCT atualmente somente empresas com mais de 20 empregados precisam ter CIPA. Composição paritária, se foi eleito está protegido, se foi indicado não tem garantia. Segue a regra geral do dirigente sindical, começa do registro e termina um ano depois; só pode ser reeleito uma vez e o mandato dura um ano. Presidente da CIPA não tem garantia porque é indicado e o vice é eleito e possui proteção, os suplentes têm garantia.
– Membro da CCP, comissão de conciliação prévea: objetiva criar acordo extra judicial que vai dar quitação da extinção do contrato de trabalho ao empregador, se limita a tentativa de conciliação que se extingue se houver acordo. Eleito na condição de titular ou suplente tem garantia, se for indicado não terá. (artigo 625 B da CLT) Do registro da candidatura até o fim do mandato + um ano.
– empregado que sofreu acidente de trabalho, gozando auxílio doença acidentário: se for fora do ambiente de serviço não tem nexo causal com a sua função na empresa, te deixa 4 meses afastado do serviço: nos primeiros 15 dias o empregador paga o salário do 16 em diante recebe beneficio previdenciário do INSS, até ficar apto ao trabalho para voltar. Ser mandado embora assim que volta é possível. Quando o acidente for no ambiente de trabalho ou no trajeto de ir e vir do serviço, ao voltar você tem garantia de no mínimo 1 ano a partir do retorno. (artigo 118 da lei 8213/91; S. 378 TST). Se adquirir doença ocupacional também configura acidente de trabalho. IPC* se ao se acidentar no trabalho não ultrapassar os 15 dias em casa e não chegar a receber o auxílio não tem direito a garantia e pode ser mandado embora. Mesmo em contrato de experiência ou por prazo determinado tem direito a garantia. Se for mandado embora e já tinha a doença, esta sendo comprovada em juízo pelo perito designado, o juiz declara nulo o ato de demissão para que retorne ao serviço mas para ir ao INSS para tratamento médico e quando voltar tem garantia de 1 ano de garantia de emprego quando voltar. – empregado público: para os empregados empresas públicas e sociedades de economia mista ainda que o ingresso seja através de concurso não é garantida a estabilidade prevista pelo artigo 41 da CF, você é regido pela CLT. Para o servidor celetista da adm direta, autárquica ou fundacional tem o benefício da estabilidade.  (artigo 41 da CF e S. 390 TST) excepcionalmente podem existir destes últimos que sejam regidos pelas CLT.
– empregado portador de HIV ou qualquer doença que causa estigma ou preconceito, normalmente infectocontagiosas ( S. 443 TST): pode ser demitido se você está trabalhando normalmente já que não tem dispositivo legal que vede. Lei 9029/95 prevê a nulidade do ato e a reitegração por se presumir que tratou-se de um ato discriminatório e há inversão do ônus da prova, é a empresa que tem que comprovar que não se trata de um ato discriminatório.
– membro do conselho curador do FGTS (lei 8036/90): equivale a 8% do que se ganha, depositados na caixa econômica, é uma indenização para se equilibrar ao ser mandado embora. Você pode mexer quando está desempregado, quando se aposenta, quando tem término de contrato por prazo determinado, uma recisão indireta, por câncer, HIV, doença terminal, compra da casa própria e amortização das parcelas desta – artigo 20 da lei do FGTS – o artigo que fala sobre a porcentagem ser 8% e no caso do aprendiz ser 2% é o 15 da referida lei. Artigo 3 da lei trata do conselho para cuidar do FGTS, que dá normas e diretrizes para o uso desse FGTS, o presidente é o Ministro do Trabalho e Emprego ou quem ele indicar. As pessoas são indicadas para estar ali no conselho, sendo titular ou suplente terá imunidade da nomeação até um ano depois do término do mandato. Os membros do CNPS – conselho nacional da previdência social – também tem estabilidade, com as mesmas regras, porém para ser dispensado necessita do mesmo inquérito judicial que o dirigente tem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (262 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com