TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito do Trabalho

Por:   •  13/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS- UNIPAM

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS                                  4°PERÍODO

EXERRCÍCIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO

PROFESSOR: ME. SAMIR VAZ VIEIRA ROCHA

Exercício de Direito Tributário

Bruna de Castro Magalhães

Caroline Balbina de Oliveira

Gabriela Moreira Silva

Lorrany Cecilia Pereira Porto

Patos de Minas

2017


  1. (XVIII Exame OAB – 2ª Fase – 2015.3 – FGV - JAN/2016 – Adaptada) Caio tem 10 anos e seu pai o presenteou com uma casa de praia no litoral do Município Y. No entanto, Caio não realizou o pagamento do carnê do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) incidente sobre o imóvel de sua propriedade. Caio, representado por seu pai, apresentou uma impugnação ao lançamento do crédito, alegando que Caio não tem capacidade civil e que, portanto, não pode ser contribuinte do IPTU. O Município Y negou provimento à impugnação e Caio apresentou recurso voluntário ao Conselho Municipal de Contribuintes, que foi inadmitido por inexistência de depósito recursal prévio, conforme exigência da legislação municipal. A partir da questão proposta, responda: Caio pode ser considerado contribuinte do imposto? Fundamente. (1 ponto)

 De acordo com o Art. 126, inciso I, do CTN, Caio é considerado contribuinte do imposto, pois a capacidade tributária passiva independe da capacidade civil das pessoas naturais.

  1. Se existem duas formas legais para se chegar a um resultado idêntico, e o contribuinte escolhe o caminho que evita ou reduz o valor pago a título de tributo, ele estará realizando evasão fiscal? Que nome se dá a esta prática? De que maneira devem os empresários, administradores, contabilistas e advogados proceder nesses casos? (1 ponto)

  Não.  Neste caso existe a Elisão fiscal que é um ato praticado com o fim de            economia de tributos, onde empresários, utilizam do planejamento tributário para encontrar alternativas na lei, a fim de buscar uma forma mais “barata” para o pagamento do tributo. Essa pratica é mais utilizada pra grandes e médias empresas.

  1. Como se sabe, o Sistema Tributário não possui o objetivo único de arrecadar tributos. Há, também, uma função regulatória da economia. Elabore um texto de no mínimo 20 linhas, discorrendo sobre a importância da observância a essas duas finalidades, especialmente em momentos como o que o Brasil vive atualmente. (1 ponto)

Com o passar dos anos, o aumento dos serviços públicos ocasionou num crescimento muito rápido das despesas públicas, como saúde, educação e segurança. A arrecadação do poder público teve que ser acrescida e a atividade econômica foi impulsionada.  

É de conhecimento geral que o Estado Brasileiro é um Estado Caro, e os tributos são responsáveis por custear as despesas desse Estado, e que o poder de tributar é uma soberania do Estado. O impacto que esses tributos têm causado no bolso dos contribuintes é muito grande, visto que atualmente os preços dos impostos e taxas estão inseridos em todos os serviços que o brasileiro utiliza.

Os tributos são a principal fonte de receita do Estado. Os impostos são os tributos que não estão vinculados a uma atividade estatal. Eles possuem várias classificações, como fiscais e extrafiscais. Os impostos fiscais são todos aqueles que possuem função arrecadatória para o Estado, exemplos são ISS e Imposto de Renda. Já os impostos Extrafiscais, tem o poder de regular a economia do país, como o Imposto sobre os Produtos Industrializados e o Imposto de Exportação.

As taxas são os tributos vinculados a uma determinada atividade pública. Os altos preços dessas taxas pesam nos cofres brasileiros. São exemplos dessas altas taxas a iluminação pública e a energia elétrica.

O Brasil possui umas das maiores cargas tributarias do mundo, seria então o sufi ente para financiar os serviços públicos e de desenvolvimento social, porém não é a realidade que podemos observar em todo o país, onde temos educação, saúde e saneamento básico precários, o Brasil precisa começar a colocar o dinheiro aonde realmente e necessário para que se possa se ter desenvolvimento e qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com