TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito do Trabalho

Por:   •  20/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 2: O Jus Postulandi é a possibilidade de atuar em causa própria, sem assistência de um advogado, o que ocorreu no caso concreto por Edwagner. Entretanto, de acordo com a CLT, em seu artigo 791, a prática do Jus Postulandi deve obedecer a algumas limitações, conforme previsto na Súmula 425 do TST, que limita a sua atuação às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho. Portanto, não é possível que o Edwagner entre como Recurso de Revista, pois não possui competência para atuar em fase Recursal.

Questão 3: De acordo com a Súmula 418 do TST, o Magistrado não é obrigado a homologar acordo extrajudicial, pois há liberalidade para decidir sobre o acordo feito entre as partes, independente da manifestação de vontade, haja vista que é dever do Magistrado evitar eventuais vícios, atos fraudulentos e prejuízos para qualquer uma das partes. Portanto, a decisão que nega a homologação de acordo extrajudicial apresentado pelas partes é de natureza terminativa, que põe fim ao processo, logo o recurso cabível para tal ato é o Recurso Ordinário, conforme artigo 895, inciso I, da CLT, no prazo de 8 dias.

Questão 4: a) No caso concreto, após a desconsideração da personalidade jurídica, a consequência principal é atingir o patrimônio dos sócios, ainda que a dívida seja da empresa, pois fica comprovado que houve algum dos requisitos do artigo 28 do CDC. Portanto, é feito uma pesquisa no CNPJ da empresa, assim como, uma busca no CPF dos sócios para localizar bens em nome da Pessoa Jurídica e na Pessoa Física dos sócios, através do BacenJud, Sisbajud, Infojud, Renajud e entre outros, para que haja os bloqueios destes bens até o limite da dívida.

b) No caso em tela, em se tratando de decisão que acolhe o incidente da desconsideração da personalidade jurídica em fase de execução, é cabível o recurso de Agravo de Petição, conforme estabelecido no artigo 855-A, §1º, inciso II, da CLT, independentemente da garantia em juízo, ou seja, independentemente do preparo, no prazo de 8 dias, de acordo com o artigo 897 da CLT.

Questão 5: a) No caso em tela é vedado o acúmulo de função, logo, é vedado ser preposto e advogado no mesmo processo trabalhista. Portanto, comparecendo como preposto no processo em questão jamais poderá atuar como advogado no mesmo processo, conforme estabelece o artigo 25 do CED.

b)

Questão 6: É vedado a exigência prévia de pagamento dos honorários periciais, segundo dispõe o artigo 790-B, § 3º, da CLT, logo, a medida cabível para o ato do Magistrado é o Mandado de Segurança, de acordo com o a OJ 98 da SDI-II do TST, sendo o prazo de 120 dias nos termos do artigo 23 da Lei 12.016/2009. Entretanto, no caso em tela, o Magistrado não acatou o Mandado de Segurança, logo, da sentença que denega ou concede o mandado de segurança cabe Apelação, conforme artigo 14, §1º da Lei supracitada, no prazo de 15 dias úteis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com