TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito do Trabalho

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

01) Apesar do art. 5º da CF assegurar o tratamento igual entre homens e mulheres perante a lei, garantindo que não haja qualquer distinção entre eles, a CLT, ainda assim, trata os dois com uma certa discriminação, no tocante ao trabalho realizado por mulheres.

A Lei 7.855/89, revogou o art. 387 da CLT, não sendo mais proibido os trabalhos em locais perigosos, insalubres ou penosos. Um bom exemplo são mulheres trabalhando em postos de gasolina. No Brasil foi ratificado a Convenção nº 136, de 1971,trata de proteção contra os riscos de intoxicação provocados por benzeno, proibindo o trabalho das mulheres grávidas e em estado de amamentação em locais em que haja exposição ao benzeno.

03) Sim pode, pois o art. 387 da CLT que vedada o trabalho insalubre e perigoso da mulher, assim como trabalhar em minas, foi revogado pela lei 7.855/89.

04) A mulher tem direito a 120 dias de licença para gestação, sem prejuízo de salário ou do seu emprego, de acordo com o art. 392 da CLT.

05) Sim, poderá a mulher mudar de função durante a gestação quando as condições de saúde o exigirem, retomando sua função anteriormente exercida,  logo após o retorno ao trabalho, de acordo com o Art. 392, I, da CLT.

06) À mulher, após o parto, é concedido durante os primeiros seis meses dois intervalos diários de meia hora cada um para amamentação, conforme o art. 396, da CLT.

07) Sim, porém é importante que a empregada faça um pedido por escrito ao empregador.

08) Será concedido uma licença de de duas semanas a empregada que sofreu aborto não criminoso.

09) Não, pois o acordo ou convenção coletiva do trabalho, visa prioriza todos os direitos garantidos pela Constituição, não permitindo a violação as normas como a redução de quaisquer direitos adquirido relativo a licença maternidade.

10) No caso da mulher que tem seu filho mediante o parto a licença-maternidade cumpre um duplo aspecto: sua recuperação física e a reorganização e adaptação da família àquele novo ser humano. Ao passo que para a mulher que adota, tal licença possui somente a função de adequação à nova realidade familiar. À mulher que adota também não é garantido a estabilidade no emprego, apenas a mulher que tem seu filho mediante o parto.

11) Considerando o princípio da isonomia que assegura os direitos à licença maternidade à mãe adotante, os Tribunais recentemente têm garantido os mesmo direitos ao pai adotante no tocante à licença maternidade.

12) A empresa para qual a empregada trabalha deverá ser cadastrada no Programa Empresa Cidadã, no qual a empregada deverá fazer o requerimento para a prorrogação até o fim do  primeiro mês após o parto. A mesma regra de prorrogação, na mesma proporção, será atribuída a empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança.

13) A empregada gestante terá direito à reintegração ao trabalho tão somente se a decisão for proferida durante o período de estabilidade, vale dizer da concepção até cinco meses após o parto. Passado este período a empregada poderá somente pleitear os salários e direitos decorrentes a este período.

14) Sim, pois fica vedado a dispensa arbitrária ou sem justa causa da gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco mesma após o parto, de acordo com a Súmula 244, III, do TST.

15)  

16)Sim, a mulher tem direito a um descanso de quinze minutos no mínimo, antes do início da hora extra, previsto no art. 384, da CLT.

17) Sim, art. 373 -A, VI.

18) Sim, apenas para a dispensa, se comprovado que a empregada ficou grávida enquanto estava no emprego, não poderá o empregador dispensá-la.

19) Súmula, 244 do TST: Gestante. Estabilidade provisória.
I - O desconhecimento do estado gravídico pelo empregador não afasta o direito ao pagamento da indenização decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT)
II - A garantia de emprego à gestante só autoriza a reintegração se esta se der durante o período de estabilidade. Do contrário, a garantia restringe-se aos salários e demais direitos correspondentes ao período de estabilidade.
III - A empregada gestante tem direito à estabilidade provisória prevista no art. 10, inciso II, alínea “b”, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, mesmo na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com