TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito e Estado, Introdução ao Estudo do Direito

Por:   •  20/11/2017  •  Resenha  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho de:

Direito e Estado (p.129-139) Décimo terceiro capítulo

NADER, Paulo. Introdução ao estudo do direito. 33. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

De acordo com o autor o sentido do vocábulo Estado se alterou através dos tempos, passando pela polis grega e as civitas dos romanos e só ganhando o significado atual após a época de Montesquieu. Esse conceito pode ser retratado atualmente como “um complexo político, social e jurídico, que a envolve administração de uma sociedade estabelecida em caráter permanente em um território e dotada de poder autônomo.” (NADER, 2011, p.130). As correntes modernas responsáveis dividem-se em três, sendo essas: A sociológica, que analisa o estado do ponto de vista social, assim como seu processo de formação, a política, que pesquisa formas do Estado promover o bem-estar social, a jurídica, que é responsável por a estrutura normativa do Estado das constituições até a legislação ordinária.

Nader também argumenta sobre os elementos do Estado, sendo estes: a população, o território e a soberania.

Para ele a população é o principal componente do estado e suas instituições, a qual exerce tanto o papel de objeto quanto o de sujeito, porque, mesmo subordinada ao estado seus indivíduos são aqueles que fazem parte da comunidade política. Apesar das estipulações de número máximo e mínimo para os habitantes de um estado feitas por diversos intelectuais como Aristóteles, Platão e Rousseau existem diversos estados com variados contingentes populacionais. Esta população pode ser caracterizada como povo ou nação sendo a primeira um simples grupo de indivíduos que residem na mesma região e são subordinados ao mesmo Estado, na segunda os indivíduos estão unidos por um sentimento de união decorrente do amor à pátria. Essas características se diferem devido ao processo histórico. O autor cita que “povo é uma entidade jurídica e a nação é uma entidade moral.” (NADER, 2011, p.132).

Para o autor o território, é a sede de qualquer Estado e onde este pode exercer sua soberania. Para este não há limite de extensão, mas é necessário que seja suficiente para abastecer as necessidades de sua população. Nader ainda usa de exemplo o argumento de Jellinek:

O significado do território revela-se por dupla forma: negativa e positiva. A primeira manifesta o aspecto de que é vedado a qualquer outro Estado exercer a sua autoridade nessa área; a positiva expressa que todos os indivíduos que se acham em um território estão sob o império do Estado. (JELLINEK, apud NADER, 2011, p. 132).

O território possui ainda dois atributos do ponto de vista normativo de acordo com o pensamento de Eduardo García Máynez, a impenetrabilidade que significa que em cada território só pode haver um Estado e a indivisibilidade qual representa que seus elementos são indivisíveis.

Segundo a visão de Nader, a soberania, é o poder de autodeterminação do estado, o qual é de extrema importância para expressar o poder de livre administração interna de seus negócios. É a maior força do Estado, pois a partir desta o mesmo exerce sua organização política, social e jurídica. Essa soberania demonstra no plano externo a independência do Estado em relação aos demais, não significando que o mesmo não se ache condicionado a uma ordem jurídica internacional. Essa é una e indivisível e isso já havia sido afirmado por Aristóteles em “A Política” com a frase: “a soberania é una e indivisível—ut omnes partem habenant in principatu, non ut singuli, sed ut universi” (ARISTÓTELES, apud JOÃO MENDES DE ALMEIDA JÚNIOR, 1960, p.63). Segundo Nader, alguns autores afirmam que a titularidade da soberania varia de acordo com o tempo e espaço. No Estado absolutista a titularidade seria do monarca, nos regimes aristocráticos essa estaria em poder de um grupo e por fim nos Estados constitucionais democráticos a mesma pertenceria ao povo. A pesar de sua importância a soberania de um Estado não deve ultrapassar os limites, sendo necessária a proteção aos direitos humanos e ao reconhecimento dos direitos dos demais Estados que integram a comunidade internacional.

O autor dialoga também sobre a origem do Estado apresentando diferentes teorias sobre o assunto. A primeira teoria apresentada é a Teoria do Contrato Social, essa concepção foi formada para esclarecer a fundação racional da formação do estado e foi promovida por estudiosos adeptos da Escola de Direito Natural. Sobre o prisma de compreensão de Nader:

O contrato social é uma ideia ligada ao estado de natureza. Quando os homens passaram do status naturae para o status societatis, teria havido um pacto de harmonia (pactum unionis), por força do qual se obrigariam a viver pacificamente. Concomitantemente, ou em um segundo momento, o povo, criado pelo pactum unionis, firma um outro contrato, o pactum subjectionis, em virtude do qual os homens em sociedade se submetiam a um governo por eles escolhido. (NADER, 2011, p.133)

O autor enfatiza ainda o argumento de Del Vecchio (1878-1970) o qual afirma que essa doutrina tem como objetivo mostrar que o poder político emana do povo e reivindicar para este o direito soberano.

É apresentada também a Teoria Patriarcal que tem Sumner Maine (1822-1888) como seu principal expositor e afirma que no passado a única organização social que existia era formada pelas famílias mais separadas. Nesses grupos formados por indivíduos consanguíneos a autoridade maior era o ascendente homem mais velho, esse detinha absoluto poder sobre os demais membros do núcleo. Sendo essa autoridade passada sempre ao filho homem mais velho do antigo patriarca. Segundo essa doutrina a evolução dessa formação social ocorreu da seguinte forma: família patriarcal, gens, tribo, cidades, Estado.

Nader relata também sobre a Teoria Matriarcal que teve como expositores Bachofen e Lewis Morgan (1818-1881). Essa afirma que o desenvolvimento da vida humana teve como seu principio pela horda, a qual era formada por indivíduos nômades, sem normas definidas e sem nenhuma noção sobre família ou parentesco, além da absoluta promiscuidade social. Segundo essa doutrina após essa fase a chefia da família era competência da mãe e o pai ou não era considerado membro da família ou ocupava uma posição subordinada.

A última doutrina apresentada pelo autor foi a Teoria Sociológica que tem como um de seus maiores contribuintes Émile Durkheim (1858-1917). Essa sustenta a ideia de que os primeiros núcleos eram constituídos por clãs formados não por vínculos de parentesco,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com