TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO FERGUSON

Por:   •  26/11/2017  •  Artigo  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  1.642 Visualizações

Página 1 de 4

“O EFEITO FERGUSON”

1- ORIGEM E CONCEITO.

O efeito FERGUSON, é um fenômeno de cunho social relacionado a criminalidade em seu sentido amplo, e mais especificamente a criminologia, tendo suas origens nos Estados Unidos da América, quando no dia 9 de agosto de 2014 na Cidade de Ferguson no Estado do Missouri, o jovem negro Michael Brown, de 18 anos foi baleado por um policial branco durante uma ocorrência policial, tendo ido a óbito por conta dos 6 disparos que o atingiram. Este fato deu causa a uma série de protestos e confrontos com as forças de segurança que se estenderam por outras cidades americanas.

Como forma de minimizar os protestos e também de dar legitimidade à força de segurança local, a chefia da Policia foi entregue a um afro-americano natural de Ferguson, porém não se obteve o efeito esperado.

O “Efeito Ferguson” foi citado pela primeira vez pelo Chefe da Polícia Metropolitana de St. Louis, Sam Dotson, numa entrevista em novembro de 2014, três meses depois do assassinato de Michael Brown.

2- FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O EFEITO FERGUSON.

Diante dos protestos baseados na ponderação sobre a ação proativa da policia e sua legitimidade frente à sociedade, a legitimidade do próprio estado, e uma clara insatisfação por grande arte da população negra e jovem da periferia tomada por um estado agudo de vitimização, a policia se viu desestimulada, havendo uma redução de sua proatividade, especialmente revistas e abordagens, por receio de se envolverem em ocorrência. Esta ‘inercia’ policial resultou no enfraquecimento da coercitividade das normas e descrédito no modelo social adotado, fazendo surgir entre os jovens negros e moradores da periferia um comportamento anomico com estímulo a violência, fato explicado pela teoria sociológica da anomia social.

3- CONSEQUÊNCIAS

Segundo Sam Dotson, depois do caso de Ferguson, uma perturbação social se instalou no país e colocou em xeque tanto a legitimidade das ações policiais, estancando sua proatividade, bem como a legitimidade do Estado, frente a sociedade, principalmente sua parcela negra, desestimulando os policiais e estimulando os criminosos.

Diante desse desamparo, os policiais deixaram de agir proativamente seja realizando prisões em flagrante, abordagens a suspeito ou mesmo entrevistas rotineiras. Esse arrefecimento na atuação policial teve como consequência a explosão da violência e um aumento significativo, com cerca 25,8%, no numero de homicídios ocorridos nos EUA somados 2015 e 2016. Os números revelam a inercia policial, pois, uma pesquisa realizada, mostra que as notificações caíram de 600 mil em 2010 para 269,500 em 2015, com a maior queda tendo ocorrido em 2015, quando os índices de violência já estavam aumentando, e foram feitas 154,000 a menos que no ano de 2014.

Para desacreditar o efeito Ferguson e com maneira de se mostrar um estado democrático e que não tem preconceito racial, o governo encomendou uma pesquisa, porém esta revelou um aumento na criminalidade em 10 cidades que apresentavam uma única caraterística diferente das demais, que era exatamente a composição racial.

4- POSSIBILIDADE DO EFEITO FERGUSON BRASIL

Os números da violência no Brasil são maiores que os dos EUA, em que pese sermos um país democrático, nosso país apresenta muitos problemas sociais, econômicos e culturais, com pouca distribuição de renda, falta de oportunidades e de geração de emprego, acarretando desigualdade social, onde constantemente verificamos a convivência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com