TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENVIAR - ECONOMIA POLITICA

Por:   •  6/9/2022  •  Resenha  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

Primeiramente deve-se definir o neoliberalismo, que será a corrente defendida neste trabalho. 

O neoliberalismo é uma corrente que surgiu no século XVIII, mas se consolidou no século XIX, é uma atualização do liberalismo. Suas principais características são: o Estado mínimo, a privatização dos serviços, a mínima cobrança de impostos e o livre mercado. 

Sendo assim, analisando a proposta do candidato “X”, que se baseia na ideia do Keynesianismo, e demonstra isso através do New Deal de Roosevelt, temos que... 

 Roosevelt na época, com a intenção de sair da grande depressão, juntou uma comissão que se basearia nas ideias do economista John Maynard Keynes. Nessa percepção, o estado deve sim interferir na economia com o intuito de garantir o bem estado social, para Keynes, o estado tem o dever de garantir o emprego dos trabalhadores e o estado deve gastar com infraestrutura visando na geração de empregos. Um outro ponto abordado nessa linha de pensamento é conceder empréstimos a população com um juros baixíssimo e reduzir os impostos das empresas. Desta maneira o objetivo é a população consumir mais, assim aumentando a produção e com isso os empregos. O foco dessa corrente é aumentar os gastos públicos.  

Entretanto, apesar de inicialmente essa ideia ser bastante atrativa, deve-se perceber que ela não é tão incrível como parece. Depois de um profundo estudo sobre o assunto, percebe-se que mesmo na época da grande depressão aonde a corrente Keynesiana parecia a luz no final do túnel para a crise que se enfrentava, ela apenas prolongou e aprofundou a grande depressão. Logo, a recuperação foi fraca demais. 

No final das contas o New Deal não passou de um gigante esquema de cartel, aonde o governou impôs um cartelização dos preços e uma redução do nível de produção de centenas de indústrias e na agricultura. Mas, se houver menos produção, consequentemente haverá mais desemprego. Ou seja, o New Deal nada mais foi que um grande produtor do desemprego.  

Destaca-se ainda as políticas trabalhistas impostas na época, como por exemplo o aumento do salário, que até poderia beneficiar quem já estava empregado, porém, dificultava quem ainda não conseguia o emprego.  

Desta forma, trazendo esse pensamento para os dias atuais, insta salientar, que apesar do candidato “x” ter bons argumentos para sua candidatura baseada no ideal Keynesiano, em uma análise profunda da situação, nota-se que aconteceria exatamente como no passado. No começo seria uma ideia fantástica, a única solução para a atual crise, mas depois se pagaria pelos pontos deixados de lado, pontos esses mencionados acima.  

Conclui-se assim, que como no passado, o neoliberalismo seria a melhor forma de se lidar com a crise atual. Uma vez que, após a corrente de Keynes ser implantada e ter falhado, foi o abandono dessa política que trouxe uma forte recuperação econômica.  

 O neoliberalismo então, entra no lugar do Keynesianismo, sendo uma corrente totalmente contraria a anterior (de Keynes). Uma forte característica a ser mencionada é que diferente da corrente Keynesiana que apoia o aumento dos gastos públicos, no neoliberalismo a ideia é para manter esses gastos sobre controle. Desta maneira o neoliberalismo visa diminuir as cargas tributarias para que assim se possa diminuir os impostos. Outro ponto são as privatizações, a venda das empresas estatais. E acima de tudo, o livre mercado, o estado agora apenas facilitará o comercio entre as empresas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (146.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com