TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Encarceramento Feminino no Mato Grosso do Sul e a Reincidência Criminal

Por:   •  10/4/2017  •  Resenha  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

O encarceramento feminino no Mato Grosso do Sul e a reincidência criminal.

- Qual o espírito do artigo escolhido, positivista, não-positivista ou uma mistura de ambos? Justifique a resposta.

De acordo com o meu entendimento sobre o texto e sobre o espírito positivista, acredito que o texto encontra uma forma de misturar os dois. O artigo tem amplas pesquisas empíricas, mas também se utiliza se embasamentos científicos demonstrados através de dados e experiências vividas , como por exemplo da situação carcerária feminina e a maneira como elas são levadas ate esse tipo de situação. Porém, ao contrário do que acredita a corrente positivista, o texto não aborda apenas uma única e exclusiva corrente, se utiliza de várias vertentes, não se privando a nenhuma. O artigo expressa a opinião dos autores sobre o tema, se utilizando de outros doutrinadores que acreditam aquilo como verdadeiro, mas por se tratar de uma ciências humanas, a objetivação do objeto se torna mais complexa.

- Procure e reescreva o problema e a hipótese da pesquisa. 

Os pesquisadores por meio de seu texto têm como intenção levar para o leitor e expor os problemas especificamente sobre o encarceramento feminino e o instituto da reincidência no Mato Grosso do Sul e no Brasil. Tem como objetivo focar no seu estado de atuação, acredito que para não se estender e ampliar tanto  objeto de estudo.  É exposta a opinião de que o direito penal tem bastante latente como Estado o caráter opressor ao direito de liberdade. Critica de maneira exorbitante o sistema carcerário brasileiro, mas especificamente o encarceramento feminino, onde acredita que pelo fato já existente a desigualdade feminina, este problema que também existe no encarceramento masculino seja menos lembrado, além do mais, expõe a o caráter seletista em frente aos oprimidos, que são aqueles, geralmente, pobres, negros, com baixa ou nenhuma escolaridade e sem condições financeiras de contratar um advogado. O artigo aborda um assunto com uma ascensão muito grande hoje na sociedade contemporânea, a invisibilidade social da mulher que esta relacionada com o fato da precariedade e do esquecimento das mulheres encarceradas. Hoje a realidade das mulheres presas esta no grande índice dos crimes enquadrados na Lei de Drogas, que como mostra o texto, as mulheres muitas vezes, são usadas como “mulas” para carregar a droga até os presídios e isso demonstra como a mulher é vista, como um animal sem julgamento de causa. A grande abordagem do texto, é com relação a constatação ao aumento significativo do envolvimento no crime pelas mulheres. Com relação a ideia de reincidência empregada no texto, acredita-se que hoje esse instituto, assim como o sistema carcerário é ineficaz e utiliza uma ideia oposta do que deveria ser, como a a ressocialização do  condenado e do interno, começando pela falta de dignidade humana que estes tem dentro do sistema. “A reincidência criminal gera várias consequências gravosas ao processado ou condenado, pela justificativa de ser necessário um tratamento mais
rígido àquele que reitera na prática criminosa após uma condenação”.

- Identifique e reescreva o tipo de verificação empregada.

Foi possível identificar a utilização de pesquisa bibliográfica com a análise dos dados disponibilizados a respeito, e aplicado o método dedutivo-indutivo, a fim de retratar uma realidade ainda pouco debatida e carente de medidas emergenciais. Além do mais, o método utilizado é aquele que parte de duas premissas, delas se tira uma terceira, chamada conclusão. A dedução organiza e especifica o conhecimento que já se tem, mas não é geradora de conhecimentos novos. Ela tem como ponto de partida o plano do inteligível, ou seja, da verdade geral, já estabelecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com