TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Falling Water

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

“Falling Water”

Frank Loyd Wright

A projeção do edificio “Falling Water”, de um dos maiores mestres da arquitetura contemporânea, Frank loyd Wright, é considerada a mais famosa obra residencial dele, localizando se em Bear Run, no Estado da Pensilvânia.

O arquiteto Norte-Americano dedicou se a criar projetos que revolucionaram a arte e a arquitetura, este acreditava que o edificio tinha que se integrar com o local onde seria construido, como se cada projeto arquitetónico devesse crescer a partir do local em que está inserido, chamando a isso a arquitetura orgânica.

No inicio do século XX, o notável arquiteto, atingiu uma primeira identidade artística de uma liberdade expressiva fundada na desmaterialização progressiva da Caixa ou do volume construido, em favor de maior integração entre o interior e exterior, obtida pela acentuação da horizontalidade das linhas. Evidentemente o arquiteto recorreu ao sentido da visão, pois foi através deste que teve a capacidade e o poder de analisar e de intelectualizar o espaço envolvente, e de visualizar e captar a dimensão e a ocupação dos objectos, assim como a função de decidir os materiais de utilização adequados, explorando os materiais tradicionais na integração com a paisagem, e servindo se especialmente de elementos naturais, como as pedras e a vegetação, acentuando o seu principal pensamento: ”Quanto mais próximo o Homem estiver do meio natural, mais bem estar fisico e espiritual terá”.

Por outro lado, considero que Frank não recorreu exclusivamente ao sentido da visão, mas sim a outros tão importantes como este. Falling Water  foi concebida a partir da sua integração ao curso da água que passa pela propriedade. Ele imaginou para os futuros moradores que sentissem a força com que cai e passa o riacho, não visualmente, mas através do som que se produz, percorrendo toda a casa, ou seja o edificio é feito de forma a que a queda de água possa ser ouvida no seu interior, mas que só possa ser vista quando se está de pé na varanda do piso mais alto. Como resultado acentua a audição enquanto um sentido simultaneamente fundamental nesta construção , uma vez que a capacidade de ouvir e de captar ondas sonoras permitiu a desejada e otimizada função. [pic 1]

Assim esta edificação atendeu exigências ligadas a forma e ao caráter do ambiente espacial, que envolveu factores estéticos, amibientais, e de planejamento, e como tal esta harmonia não dependeu exclusivamente dos olhos do arquiteto, e consequtemente não caminhou em direção a perspetivas negativas!

Catarina Silveira TurmaB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (808.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com