TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Das Coisas E The Story Of Blotted Water

Pesquisas Acadêmicas: A História Das Coisas E The Story Of Blotted Water. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

"A história das coisas e The Story of Blotted Water"

História das Coisas retrata as consequências que o consumo desenfreado faz com o nosso meio ambiente, com a poluição do ar, da água, a exterminação de animais, os tóxicos usados nas indústrias e a eliminação das riquezas naturais em prol do consumo no mundo, mostrando ainda que nos encontramos em um sistema integrado e finito aonde tudo o que fazemos tem consequências devastadoras, modo de vida este que está sendo gestado e muitas vezes manipulado por grandes corporações empresariais, que tem com objetivos e princípio o lucro e a competitividade. O filme é apresentado por Annie Leonard, e mostra de uma maneira bastante clara todo o processo que vai desde a extração da matéria, confecção do produto, venda e ideologia publicitária, facilidade de compra e falsa ideia de necessidade, até o momento em que vai parar nos galpões de lixo ou incineradores.

Atualmente, nós Vivemos em uma sociedade onde a política capitalista desenfreada é o principal fator que move a economia. Propositalmente, as indústrias desenvolvem novos produtos, baseado em um sistema de produção linear, onde os recursos naturais são utilizados e devolvidos ao meio-ambiente em forma de agentes tóxicos, e a mão-de-obra é pouco valorizada, tornando os indivíduos presentes neste sistema cada vez mais submissos à forma em que ele é desencadeado. Produtos estes, criados de forma a serem descartados rapidamente, tornando assim possível que a sociedade busque cada vez mais obter mais e mais do mesmo.

Nos últimos trinta anos já foram consumidos mais de 30% dos recursos naturais do planeta e tendo como o maior consumidor os Estados Unidos da América, atualmente um dos países que mais retira matéria prima e que mais estimula o consumismo nacional e internacional, e apesar de ser um dos maiores importadores do mundo restam apenas 4% de floresta.

Existe também no filme, uma clara preocupação em mostrar como funciona o mecanismo de publicidade e toda a ideologia de consumo existente por trás dessa “necessidade de ter”. Que hoje em dia, os bens são criados para satisfazer a estética, e a aceitação por parte da sociedade, assim, quem tem mais e quem tem o melhor, eleva-se na cadeia social, dessa maneira, o consumismo interfere também, nas relações interpessoais e no status das classes. Outro fator relevante é que esse consumo em massa e essa extração de riquezas naturais veem interferindo numa gradativa crescente, em questões como clima (como um dos exemplos temos o aquecimento global), desocupação territorial por interferência no clima ou relevo, na saúde pública, pelo aumento de substâncias tóxicas presentes nos alimentos e produtos que utilizamos em nosso dia a dia, e principalmente, pelo acúmulo de lixo não reciclado ou não reciclável em aterros, que contaminam o solo e a água, ou em outro caso pior, como mostra o filme, o do lixo que é incinerado lançando seus resíduos tóxicos diretamente no ar, aumentando a poluição, proliferação de doenças e afetando os já citados fatores climáticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com