TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Contrato Social

Por:   •  16/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

                                     Matéria: Ciência Politica  

           

Fichamento do Contrato Social

                                             

                                              Junho, 2019

LIVRO  I  

 

Em seu primeiro livro, Jean Jacques  Rousseau  introduz os conceitos de  liberdade, contrato social e segurança.  E letra de forma clara a perda da liberdade  humana como visto em  "Renunciar à própria liberdade é o  mesmo que  renunciar à qualidade de  homem, aos direitos da humanidade, inclusive aos  seus deveres. "  Além disso, Rousseau traz como exemplo de mais antiga sociedade como única natural a família, sociedade baseada exclusiva mente na própria preservação e conservação, sendo o pai a  imagem do chefe e os filhos o povo. A escravidão e a renunciada liberdade também são tópicos que aparecem ao longo dos capítulos do primeiro  livro. Além disso, Rousseau traz como exemplo de  mais antiga sociedade como única natural a família, sociedade baseada exclusivamente na própria preservação e conservação, sendo o pai a imagem do chefe e os filhos o povo. A escravidão e a renúncia da liberdade também são tópicos que aparecem ao longo dos capítulos do primeiro livro.                 Já nos capítulos  V e  V I J-J Rousseau  introduz os conceitos de submeter  versus reger e o que é para ele o verdadeiro estado natural do homem,  tendo  uma analise diferente de pensadores como o filósofo inglês John Locke e Thomas Hobbes.  Falando da fragilidade do contrato social que em qualquer caso de quebra o torna inútil e cada contratante tende a retomar seus direitos e sua  liberdade natural.  Nos capítulos seguintes,  Rousseau  aborda questões  de soberania,  estado  civil e dominação real, trazendo a passagem do estado  natural do homem para o Estado Civil.

LIVRO  II  

 

O foco principal deste livro encontra-se na soberania, no  povo e na sua relação.                 No capítulo I- A soberania inalienável, Rousseau aborda as consequências de uma soberania alienada, a diferença de um soberano para um senhor e participação popular na sociedade, afirmando que o soberano  nada mais é que um ser coletivo que" apenas pode ser representado por si mesmo: o poder pode ser transmitido, mas não a vontade ".  Já nos capítulos conseguintes, é abordado outros tópicos relacionados a soberania, como  por exemplo  o possível equívoco da  vontade  geral e como ela não representa o povo  e m s i m as sim a sim a soma  de vontades particulares  e por essa razão de vem ser subtraídas  e desconsideradas enquanto houver imparcialidade por parte dos cidadãos, de vendo cada um manifestar seu próprio pensamento e não a vontade da maioria.  

 Outro fator importante que é exaltado ao decorrer deste livro são as leis e a legislação. Rousseau acredita que toda justiça emana de Deus sendo essa sua única fonte e por essa razão as leis da sociedade civil deve ter a justiça natural (ou divina) como objeto.  

   Em seguida, Rousseau  traz nos capítulos VIII e IX a importância do legislador que busca e conhece  a população para ver se as leis estabelecidas serão congruentes e de vida mente compridas pela sociedade, visto que uma vez estabelecidos certos costumes, os mesmos acabam por se enraizar dentro da sociedade, tornando assim uma missão extremamente árdua e até mesmo perigosa para remover esses preceitos já enraizados. No último capítulo do livro, J - J Rousseau propõe a divisão das leis, visando ordenar todo o corpo político, dando enfoque mais especificamente na relação do soberano com o estado, gerando as chamadas por ele "leis políticas ".

 LIVRO  III

Neste terceiro livro J-J Rousseau dá foco ao governo, sua organização, for mas e possíveis deformações nele contidas. Logo nos primeiros parágrafos do capítulo I- Do Governo em geral, Rousseau utiliza de uma metáfora para explicar o poder legislativo e o poder executivo. De acordo com ele, o poder legislativo é pertencente ao povo a não a mais ninguém, enquanto o poder executivo deve ser se resumir ao comprimento preciso das leis.  Ainda para ele, o tamanho do estado é diretamente proporcional a liberdade da população "quanto menos a vontade particular se relaciona coma vontade geral, isto é, os costumes, as leis, mais a força repressora deve aumentar. Então o governo para de ser bom, deve ser relativamente mais forte, à medida que o povo é mais numeroso.” Nos capítulos conseguintes, Jean Jacques Rousseau traz as diferentes formas de governos, suas vantagens, desvantagens e particularidades únicas presente em cada. No caso da aristocracia por exemplo, Rousseau ainda a divide em 3 tipos específicos “Há então três tipos de aristocracia; natural, eletiva, hereditária. A prime ir a convém somente aos povos simples; a terceira é o pior de todos os governos. A segunda é o melhor ; é a aristocracia propriamente dita.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com