TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento O Ofício do Estudante: a entrada na vida universitária, Coulon, Alain

Por:   •  23/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento sobre o texto: Coulon, Alain. O ofício do estudante: a entrada na vida universitária.

O autor, em sua introdução, traça um paralelo entre o Brasil e a França, no que se trata da pesquisa acerca do ensino superior e suas mudanças no século XXI. Coulon argumenta que, em ambos os países, o acesso à universidade foi muito ampliado por meio de programas e medidas sociais, no entanto, mostra que o acesso ao aprendizado não foi democratizado, uma vez que os estudantes não recebem apoio, principalmente no primeiro ano. (pg. 3-4)

Com o maior acesso da população ao ensino superior, os estudantes que ingressam nas universidades vêm de situações distintas, e o tratamento padronizado que é imposto a eles implica em altas taxas de desistência. Além disso, existem vários desafios para que esses alunos superem a cultura do ensino médio e “entrem no mundo das ideias”. (pg 5)

Coulon, então apresenta o conceito de etnometodologia, “o estudo do que as pessoas sabem sobre o que eles fazem e as consequências de suas ações” (Coullon, 19...), e afirma que os membros da sociedade são aqueles que reconhecem os fatores etnomedológicos e todos os costumes do grupo no qual fazem parte, podendo assim, agir efetivamente naquele grupo. Além disso, os membros da sociedade também categorizam as informações recebidas igualmente. Desse modo, em todos os momentos de passagem da vida, os indivíduos passam por 3 fases, segundo Van Gennep: a separação, a ambiguidade e a agregação. O estudante só vira um ser afiliado, quando ultrapassa a fase da agregação e se identifica com o ambiente universitário e com seus hábitos, aprendendo a interpretar informações e buscar conhecimento por si só, entrando, assim, no mundo das ideias, e conquistando o status de estudante de fato. (pg. 6-9)

O autor conclui o texto propondo uma pedagogia da afiliação, com duas atividades principais: o exercício da escrita, no qual ele propõe a confecção de um diário onde o estudante possa anotar todos os desafios e interações a qual este foi submetido; e a aprendizagem da metodologia documental, ou seja, uma orientação, desde o primeiro ano da maneira como a universidade funciona, a partir das pesquisas e suas regras. Dessa maneira apenas, pode-se assegurar a formação de estudantes afiliados desde o início da faculdade, garantindo a democratização do saber. (pg. 10-11)

O texto, indubitavelmente, traz pontos muito importantes a serem considerados, principalmente nessa fase inicial da vida acadêmica. Apesar de achar que alguns pontos foram explicados de maneira extensa, o que pode atrapalhar a compreensão, todos eles foram interligados e trouxeram mais conhecimento técnico ao leitor. As informações levantadas sobre evasão da universidade, tanto na França, quanto no Brasil, foram esclarecedoras e mostraram a importância das técnicas sugeridas pelo autor na introdução dos alunos na universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com