TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: A Condição de Estudante: A Entrada na Vida Universitária

Por:   •  26/3/2017  •  Resenha  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  2.166 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

“A Condição de Estudante: A Entrada na Vida Universitária” Alain Coulon

Palavras-Chaves: Entrada na universidade, Democratização do Saber, Ofício do Estudante.

O texto “A Condição de Estudante: A Entrada na Vida Universitária” de Alain Coulon, traz as dificuldades de transição e permanência dos estudantes que iniciam na vida universitária. Baseado em um estudo amplo sobre os problemas que os jovens que ingressam no ensino superior enfrentam ao se depararem com um novo mundo acadêmico. Estudos que foram feitos durante os últimos anos mostraram que a “democratização do acesso à universidade” evoluiu, o que significa para o autor que o acesso ao ensino superior tornou-se mais acessível, o que acaba sendo positivo, mas a realidade dessa evolução se contrapõe com os problemas encontrados pelos estudantes que fazem com que a evasão do ensino superior se torne um fracasso e vire uma problemática a ser difícil de se resolver. Diversos problemas são citados como por exemplo: Pedagogia universitária inexistente, a crença falsa, por parte dos estudantes e dos familiares. Esses e outros pontos são descritos como aspectos que geram uma taxa de evasão do ensino superior, antigas dificuldades enfrentadas pelos novos estudantes. O que o autor quer mostrar é que se tornou fácil entrar na universidade, mas que se tornou com o tempodifícil de se permanecer, ainda mais, quando se é um iniciante na vida acadêmica.

Um ponto levantado pelo autor é a questão da falta de acompanhamento da “democratização do saber” ora, ele explica com essa afirmação, que as preocupações estudantis estão mais voltadas a questões mais imediatistas, ou seja, não existe mais uma preocupação em aprender o “saber”, mas sim, procurar garantias de se ter uma formação profissional que possa garantir uma oferta no mercado de trabalho. Essas questões acabam desfavorecendo a aprendizagem dos estudantes é o que o autor chama atenção da necessidade que os estudantes devem aprendam o que ele chama de “oficio de estudante”.

O que seria esse “ofício de estudante”? Seguindo a mesma linha de raciocínio o autor, seria basicamente passar de um status provisório para um status permanente. A ideia de ofício traz consigo a permanência, ou seja, uma atividade laboral que é executada de forma continua. Então, para Alain Coulon é necessário que o estudante aprenda a manter-se na vida acadêmica, ele precisa de uma iniciação para que possa transpor as dificuldades das fases iniciais da vida universitária e assim consiga permanecer nela. Ele cita três tempos: Estranhamento, aprendizagem e afiliação. Esses tempos são essenciais na vida de um novo estudante, ele precisa perceber, viver e perceber por si mesmo esses tempos, por isso, é necessária uma iniciação. A transição que ocorre do ensino médio para o superior é o momento crucial que irá definir as expectativas de cada novo estudante. Esse período de transição irá definir a adesão e a continuidade do ensino superior, aqui nesse ponto é crucial que a entrada seja iniciada e que o “ofício do estudante” seja explicado.

As dificuldades da permanência dos estudantes do ensino superior são muitas, mas todas precisam ser levadas em consideração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com