TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DO LIVRO “MORTE E VIDA DE GRANDES CIDADES”

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO DO LIVRO “MORTE E VIDA DE GRANDES CIDADES”

Capítulo: Introdução

Autora: Jane Jacobs

A organização e planejamento das cidades deve ser muito estudada antes de se por em prática, erros nessa etapa podem ocorrer e as consequências são observadas no dia a dia desses locais. Grande densidade populacional, falta de segurança e grandes vazios urbanos são alguns desses efeitos colaterais. Sobre o arranjo das cidades e os diferentes métodos possíveis para tal, a autora Jane Jacobs discorre em seu livro - “Morte e vida de grandes cidades” -, além das problemáticas presentes intrínsecas no meio urbano.

O pensamento de que o dinheiro resolveria todas as patologias das cidades é logo interrompido pela autora nova iorquina. Instalar novos parques, jardins ou shoppings não são sinônimo de melhoria para os moradores; pelo contrário, pode até se tornar um problema, o parque pode não ser frequentado pelo moradores e por isso converter-se num ambiente que traz insegurança.

O que exemplifica esse argumento é o bairro situado North End - situado em Boston, EUA - que é citado por Jacobs como primeiramente um local clássico de cortiço, com grande densidade populacional e falta de planejamento. Em outra visita ao local poucos anos depois, ela se depara com outros ares. O distrito parecia repaginada, exuberante, e, principalmente, nada como a antiga North End. Jane parecia indagada com o que viu, e foi logo questionar um planejador da cidade de Boston para saber de onde veio o dinheiro para a revitalização do bairro. Este nega que North End tenha recebido dinheiro, conclui-se que a mudança ocorreu de forma natural. Este seu amigo parece não ter o mesmo o olhar, ele só vê como mais um cortiço; não percebe as mudanças mesmo com os dados de pesquisas que mostram grande melhoria em vários aspectos. Essa sua conclusão precipitada não é totalmente culpa dele, visto que seu aprendizado como urbanista diz que o bairro apresenta péssimas condições de moradia.

As diretrizes do urbanismo tão idolatrado e estudado é uma incógnita de tal forma por quê? Visto que essas teorias não são aplicáveis em todos os lugares da mesma forma, não é como uma receita pronta a ser seguida cegamente. É de extrema dificuldade encontrar uma teoria correta a ser aplicada em determinado lote sem a experimentação. Como a autora afirma “cidades são imensos laboratórios de tentativa e erro”. Um grande expoente da teoria do urbanismo é Ebenezer Howard, o criador das Cidade-jardins: local do qual haveria a integração entre o campo e a cidade, separação bem estabelecidas entre os polos - residencial, indústria e trabalho. Muitos podem não concordar com todas as propostas para a cidade idealizada, mas muitos urbanistas utilizam seus princípios fundamentais até hoje. Tendo em vista que o planejamento urbano atual é uma adaptação dos escritos de Howard. Já Le Cobursie, salvo seus projetos para as cidades, também pensava no em uma utopia social; foi também influenciado pelas por Howard, deixando, assim, sua marca no mundo da arquitetura.

O planejamento urbano é realmente uma interrogação nas cidades, qualquer alteração nos traços podem causar grande alvoroço, um monumento - como ocorreu em City Beautiful - que com o que parecia ser a solução ou uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com