TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme é Baseado no Livro Germinal de 1855

Por:   •  13/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

GERMINAL

O Filme é baseado no livro Germinal de 1855, escrito pelo autor Émile Zolaum, trata-se de um romance naturalista que tem por objetivo primordial relatar o início do processo do capitalismo na França do século XIX.

Assim como no livro a narrativa do filme Germinal se passa no século XIX ao norte da França, elucidando o contexto histórico, político, social e cultural correspondente a época. O filme aborda de forma nítida o processo de adoção do sistema capitalista no período da revolução industrial., bem como as consequências decorrentes da implantação deste sistema econômico, e principalmente o início do movimento grevista organizado pela classe de trabalhadores das minas de carvão, motivados pela busca de seus direitos, além de delinear a coragem e como uma pessoa comum pode influenciar e causar mudanças em um sistema já estabelecido

Germinal é capaz de expor as condições precárias em que a classe dos mineradores eram submetidas, além de retratar a exploração da mão de obra infantil, longas jornadas de trabalho, má remuneração, precariedade, condições de trabalho insalubre dentre outras mazelas, o filme ainda se encarrega de abordar sutilmente a troca de favores sexuais por mercadorias, também apresenta a gritante divisão na organização política e social, bem como a divisão na própria classe sindical, onde um dos grevistas defendiam pensamentos Anarquista e outros sindicalistas defendiam pensamentos Marxistas.

O filme tem início com o protagonista chamado Étienne Lantier, vindo do sul da França a procura de um emprego na mina de carvão de Voreux, de propriedade da Companhia Montso. De início é recebido por um velho senhor que trabalha naquela mina desde os 8 anos de idade, e por tal motivo apresenta uma saúde muito debilitada, com tosse constante devido a intoxicação adquirida graças aos trabalhos realizados constantemente na mina. Logo somos apresentados a família do velho senhor, no qual é composta por seu filho Maheu, sua nora e seus sete netos, a maioria dos membros familiares trabalham na mina com exceção da mulher de Maheu e seus dois filhos mais novos, pois precisam do salário, extremamente baixo, para compor a renda a fim de conseguirem a subsistência de todos.

Étienne consegue emprego na mina, após o falecimento de um dos trabalhadores, e logo passa a compor a equipe de mineração, onde trabalha com Maheu. Ao se deparar com a exploração que era submetido os operários da mina e a péssimas condições de segurança o protagonista se espanta com aquele cenário deplorável. Na mina as condições de trabalho são críticas, e os operários são sujeitos a exploração constante. Um ponto interessante é que não há distinção de sexo quanto a realização das tarefas na mina, seja homem ou mulher todos estão sujeitos as mesmas condições de trabalho lastimáveis.

Naquela mesma região havia algumas outras minas, em que os donos não se preocupavam com condições oferecida aos trabalhadores e tão pouco com a saúde dos funcionários, e sim apenas se importavam com os lucros proveniente da exploração da mão de obra de baixo custo. Em razão de uma crise nas minas o salário dos proletariados sofreu uma abrupta redução, os mineiros indignados com a atual remuneração que fora imposta a eles deliberam e decidem que era hora de dar início a greve, especialmente porque as condições de trabalho continuam se deteriorando.

Por exercer grande influência perante os operários da mina, Étienne estimulou os outros funcionários a criarem um fundo de reserva, com o intuito de subsistência no período da greve. O intuito da greve era de reivindicar por aumento salarial e melhores condições de trabalho, como resultado inicial da greve, funcionários de outras minas da região cederam ao movimento, com exceção dos mineiros de Jean-Bart que optaram por continuarem trabalhando.

Pacificamente o protagonista, e a delegação de trabalhadores de Maheu reuniram-se com o diretor da mina de carvão com o intuito de reivindicar por um método justo de pagamento salarial e alimento para os trabalhadores, mas o diretor da mina se recusa a ceder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com