TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURE NELL filme e livro BODY DIZ

Seminário: LITERATURE NELL filme e livro BODY DIZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

BIBLIOGRAFICA DO FILME NELL E DO LIVRO O CORPO FALA 

NELL. Direção: Michael Apted. Produção: Renee Missel e Jodie Foster. Protagonista: Jodie Foster, Liam Neeson e Natasha Richardson. Fox Vídeo, 1995. 115min. 

Weil. Pierre; Tompakow, Roland. O Corpo Fala. 52. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. 

RESUMO DAS OBRAS: LIVRO O CORPO FALA E O FILME NELL, “LINGUAGEM EM SILÊNCIO” 

O livro aborda os movimentos do corpo em relação ao modo de agir conforme as situações que surgem em nosso cotidiano, apresentando três animais que fazem parte de nossa vida desde criança: a águia, o boi e o leão. A águia representada pela cabeça, que nos indica o estado de controle do corpo pela mente, o boi representado pelo abdômen vida instintiva e vegetativa, o leão representado pelo tórax que nos mostra o lado das emoções. No livro o autor além de analisar a linguagem corporal também explica parte por parte de cada movimento feito pelo: rosto onde se encontra o sorriso, olhar e sobrancelhas que possuem imensa importância expressiva, traduzindo vários tipos de sentimentos e reações. Os gestos feitos com: as mãos, dedos, jeito de sentar e cruzar as pernas, colocar a bolsa no colo, etc.. Segundo o autor o corpo precisa estar em harmonia com os três animais dentro de si, para obter o equilíbrio com o mundo a sua volta. 

O filme Nell, gira em torno de uma mulher que conhece somente o lugar onde mora, ou se seja em uma floresta. Nell como è chamada o personagem central do filme vive isolada do convívio com outras pessoas, e depois da morte de sua mãe ela passa a se lembrar de um passado em que viveu momentos feliz ao lado de sua irmã gêmea.Ela possuía um dialeto próprio de falar devido ao convívio com a mãe que tinha dificuldade de comunicar-se por causa de uma paralisia facial e assim ela se comunicava mais com o corpo e gestos. Juntos o médico Lovell e a psicóloga Paula passam a conhecer o problema de Nell e tentam ajudá-la a se comunicar e a conviver com outras pessoas isso depois de vários transtornos e dificuldades que o personagem passa no decorrer da história. 

Nas duas obras os autores quiseram mostrar o quanto é importante a comunicação através de gestos e movimentos do corpo podendo ser compreendido por outras pessoas, pois o corpo transmite emoções e reações através de expressões faciais e corporais, traduzindo mensagens desde que esteja inserida num contexto. 

Além disso, as obras propõem reflexões sobre nossas ações perante determinados momentos na vida, e como é grande a importância de se viver com outras pessoas da mesma espécie. Pela linguagem do corpo Nell conseguiu se expressar e fazê-la entender, mostrando que o nosso corpo é um centro de informações para os outros e para nós mesmos, sendo comprovado pelas teorias do livro O Corpo Fala. 

Portanto os autores conseguem no decorrer de suas obras transmitirem o que é proposto por eles, ou seja, fazerem com que consigamos distinguir movimentos corporais e expressões que revelem significados coerentes em todas as situações. Mostrando que os símbolos podem ter uma linguagem antiga e atual ao mesmo tempo, muitas das nossas expressões e gestos dizem mais do que qualquer palavra. 

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com