TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O filme foi baseado no livro “Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão”

Por:   •  2/11/2016  •  Resenha  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  1.505 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA

RESUMO

O filme foi baseado no livro “Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão” de Michel Foucault, traduzido por Denize Lezan de Almeida, publicado no Rio de Janeiro pela Editora Graal em 1977, contendo 294 páginas. Parte do pressuposto da análise das relações com as áreas de Direito, Psiquiatria e Psicologia, que Relata o memorial da vida de Pierre Rivière, um camponês que assassinou brutalmente sua mãe e dois de seus irmãos dizendo ter sido um ato comandado por Deus. Baseados em fatos narrados pelo próprio autor do crime o filme nos faz vários questionamentos sobre a vida e a mente de Pierre Rivière. Quem é esse camponês que vindo de uma humilde família, comete um tal crime? Um Psicótico? Essa também e as dúvidas dos médicos que acompanhavam o caso de Pierre Rivière em 1835.

RESENHA

O filme usa uma narrativa em forma de documentário começando pelo depoimento de Pierre Rivière que conta sobre sua vida e de sua família desde antes mesmo de seu nascimento, como seus pais se conheceram, E o porquê da decisão de se casarem, pois as idades e as fortunas combinavam bem, e seu pai não queria ir para guerra, mas tal plano não deu certo e mesmo assim ele teve que ir, disse a forma em que sua mãe tratava seu pai com indiferença desde o início, e mesmo após se casarem sua mãe continuou vivendo com os pais. No início do matrimonio, seu pai a visitava com frequência, mas como era recebido com frieza por parte da esposa, fez com que ele a evitasse de visitá-la. Em 1815, nasce Pierre Rivière. Onde Logo após o parto, Veio a enfermidade de sua mãe, mas seu pai tomou todos os cuidados necessários para que ficasse boa logo. Depois do primeiro filho, o casal só dormia junto em ocasiões que Riviere ia fazer seus trabalhos em sua terra. E no ano seguinte, novamente sua mãe deu à luz a uma menina, desta vez sua mãe passa a morar com seu pai. Após o nascimento da filha, novamente a doença da mãe de Rivière voltou. Recebendo assim os cuidados do marido e de sua sogra. Logo após sua melhora ela volta pra casa de seus pais. Foi quando Victoria, mãe de Pierre, começou a difamar sua sogra e seu marido dizendo para as pessoas da cidade que estava voltando para a casa de seus pais porque não era bem tratada e que lhe falta algumas coisas, passando a odiar seu marido fazendo muitas coisas para aborrece-lo. Entre idas e vindas os pais de Pierre tiveram mais quatro filhos. Três deles moravam com o pai e dois com a mãe.

Então começa os relato sobre uma série de testemunhos de conterrâneos do acusado, dando conta de sua conduta anterior ao crime, sua personalidade, hábitos e caráter.  Nesses depoimentos, vizinhos e amigos da família contam como Pierre agia. Falam sobre sua crueldade com os animais, e que ele era muito criativo em suas artimanhas, construiu uma máquina para matar os

Pássaros, crucificavas rãs, judiava do cavalo de seu pai fazendo com que trabalhassem em condições extremas, e se divertia com o sofrimento desses animais. disseram também que Pierre esquivava-se do convívio social. Mas que andava muito com as crianças, que também não escapavam das crueldades de Pierre.

Voltando as cenas do filme Pierre começa a planejar o crime há uns 15 dias anteriormente ao comete-lo, e o motivo era que seu pai era muito perseguido e não podia trabalhar por conta destas perseguições, estando já em estado depressivo, sendo tudo culpa de sua mãe que o desprezava. Pierre demostra um excesso de amor por seu pai, dizendo cometer tal crime para que seu pai fosse feliz, baseando-se em histórias antigas de atos de amor e coragem, começa assim escrevendo uma carta para que o juiz lesse e deixasse seu pai em paz com suas posses, mas sempre era interrompido por alguém. Com seus planos frustrados por falta de coragem em algumas vezes e por falta de oportunidade em outras, Pierre mantem sua arma sempre afiada até que espera sua irmã ir juntamente com sua avó, ordenhar as vacas. Nesse momento pega a foice entra na casa de sua mãe e a degola. Logo em seguida foi a vez de sua irmã e por último seu irmão. Depois saiu em direção ao bosque correndo se sentindo sem rumo e joga sua foice em um matagal, começando a se arrepender e recuperando sua razão, após alguns dias na floresta se alimentando de mato e de ajudas alhheias Pierre se entregou a justiça, mas, com receio em contar a verdade, resolveu dizer que tinha sido levado por visões, alegando que viu espíritos e anjos que o mandaram fazer aquilo por ordem de Deus, e que o levariam para o céu depois de ter feito o que ordenaram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com