TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Funcionamento da Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF, explicando o funcionamento e a competência.

Por:   •  25/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

1. Dissertar sobre o funcionamento da Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF, explicando o funcionamento e a competência.

Tratando-se de um tema bastante recente, a Câmara Nacional de Resolução de Disputas é uma câmara criada pela CBF com a finalidade de resolver litígios apenas da área do futebol. Tendo sua estrutura muito semelhante com uma Câmara Arbitral.

Composta por cinco árbitros que são indicados pelos clubes filiados a CBF, pela CBF,

pelos  intermediários,  pela  Federação  Nacional  dos  Atletas  profissionais  de  Futebol  e  pelos técnicos de futebol, após então, sendo nomeado pelo presidente da CBF com mandato de dois anos. Assim, trazendo uma maior seguridade jurídica para ambas as partes. Uma vez que é de conhecimento geral que hoje no Brasil, o direito desportivo ainda é pouco analisado pelos operadores do direito, refletindo muitas vezes na decisão atacada pelo juízo comum. Como por exemplo, os atletas hoje são amparados pela Lei Pelé, mas um juiz sem o devido conhecimento da matéria pode deixar de analisar a Lei ou até mesmo vir a aplicar a CLT, causando muitas vezes um transtorno no judiciário.

A criação da Câmara Nacional de Resolução de Disputas vem basicamente com o intuito de tornar os processos mais céleres e desafogar um pouco o judiciário, assim como já acontece hoje no juízo arbitral, mas com a intenção de delegar competência para quem tem o devido conhecimento  legal sobre  a matéria,  basicamente  nos  mesmos  termos  que  funciona  hoje a câmara da FIFA.

Outrossim, a Câmara Nacional de Resolução de Disputas tem o poder de apreciar conflitos referentes a litígios laborais, dívida financeira com o atleta, indenização por formação e o mecanismo   de   solidariedade   interno,   indenização   por   formação   e   pelo   mecanismo   de solidariedade da FIFA, casos que envolvam intermediários e litígios de registro e transferência de atletas, assim como também tem o poder de apreciar casos de litígios sobre a manutenção do contrato de trabalho.

Por fim, hoje, o principal questionamento é há ou não competência para a CNRD analisar questões trabalhistas. E que ao analisar estaria entrando em conflito com a lei arbitral - a qual determina que os direitos indisponíveis não possam ser decididos por câmaras arbitrárias. Porém, um regulamento privado em uma câmara privada autorizaria. A questão é, para ter uma total segurança jurídica para essa matéria, teria que ter uma alteração da lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com