TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Imperialismo Norte- Americano e como isso afetou e afeta a América Latina

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

Critica aos Estados Unidos da América(EUA)

O Imperialismo Norte- Americano e como isso afetou e afeta a América Latina

Desde o começo da colonização europeia na América Latina os países foram sujeitos a subordinação perante os países europeus, e isso é refletido até os dias de hoje no modo em que as coisas são vistas e estudas, todas com uma visão quase completamente eurocêntrica, porem na atualidade a Europa não é mais o principal polo de referencia mundial, os olhos do mundo inteiro são voltados para os Estados Unidos tornando esse pais uma referencia mundial.

Os Estados Unidos tem vários planos de ganhar mais poderes, e demarcar as áreas onde pudesse exercer sua influência econômica, como fazem com a Doutrina Monroe que tinha a intenção de afastar a presença de capitais e produtos vindos da Europa, foi o primeiro passo que os Estados Unidos tomaram para controlar os países do continente americano. Um exemplo da intervenção imperialista foi o apoio dos EUA no firmamento da independência de Cuba, com a Emenda Platt que foi um dispositivo legal que autorizava os Estados Unidos a intervir em Cuba a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados, ocorreu também a intervenção norte-americana na independência do Panamá em troca de apoio politico e militar, fazendo com que os EUA garantissem controle sobre a passagem que interliga o Oceano Atlântico e Pacifico. Mas a Doutrina “América para os Americanos” estava mais para América para os Norte-Americanos.

Os EUA procuraram dominar setores que moviam a economia dos países como estratégia, fazendo assim com que controlassem setores de vários países como: o estanho da Bolívia, o petróleo do México e da Venezuela, o açúcar em Cuba e vários outros.

Com Cuba assinando a Emenda Platt que dava aos EUA o direito de intervir na ilha, criaram uma base militar na região chamada base de Guantánamo, a partir desse acontecimento os norte-americanos passaram a associar dominação econômica com intervenção militar, e essa politica ficou conhecida como “Big Stick” em que buscava expandir o poder e a presença norte-americana pelo mundo.

Com o cenário da Guerra Fria e o mundo polarizado entre socialistas União Sovietica (URSS) e Capitalistas (EUA) o Estados Unidos querendo garantir sua hegemonia não queriam que o socialismo se espalhasse para o resto do mundo, “protegendo” com unhas e dentes os países da américa latina, e isso se agravou a medida que a revolução Cubana(1959) cravou um ponde de influencia socialistas nas Américas, depois desse acontecimento a grande preocupação norte americana foi para que não nenhuma pais seguisse o exemplo de Cuba. Os Estados Unidos claramente ajudaram o Golpe Militar acontecer no Brasil, mandando embarcações de guerra como uma exibição de força, e fazendo assim com que o pais ficasse fora do alcance da URSS e o mesmo aconteceu em outros países como por exemplo com o Golpe militar na argentina, tudo isso para garantir que esses países continuassem a extrema direita e não corressem risco de se tornarem socialistas.

Tudo isso prova a influencia dos EUA na América Latina e como isso dura até os dias de hoje, e como o imperialismo Norte-Americano acha ache com base em seus próprios interesses políticos.

Fontes: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-ditadura-os-eua.htm

https://www.infoescola.com/historia/ditadura-na-argentina

https://www.infoescola.com/politica/imperialismo-norte-americano/

http://www.causaoperaria.org.br/blog/2017/03/26/brasil-e-desejado-pelo-imperialismo-norte-americano/#.Wsag7YjwaM8 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com