TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Livro "A Era dos Direitos" de Norberto Bobbio

Por:   •  31/5/2023  •  Resenha  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

O livro "A Era dos Direitos" de Norberto Bobbio é uma análise filosófica e política dos direitos humanos. Na primeira parte do livro, o autor aborda os fundamentos dos direitos do homem. O autor questiona a busca por um fundamento absoluto para pautar os direitos fundamentais. Primeiro em relação a possibilidade de encontrar tal fundamento, objetivo para o qual o autor apresenta uma série de dificuldades.

Como aponta o autor, buscar por um fundamento absoluto para sanar a imprecisão do termo “direitos fundamentais”, bem como as tentativas de defini-lo por meio de valores superiores, que são por si só imprecisos e variam de acordo com uma série de aspectos, é uma tarefa inglória. A variedade da classe de direitos fundamentais, tanto quanto a sua natureza quanto a de seus sujeitos, assim como as diferentes possibilidades de efetivação dos direitos em questão, elucidam se tratar de uma categoria ampla e distinta.

Do mesmo modo, apresenta-se o conflito entre direitos fundamentais. Como explica o autor, há alguns direitos fundamentais são aplicáveis em qualquer situação, destinados a todos os homens e que não estão sujeitos a restrição diante de nenhuma situação. Por outro ângulo, também na categoria dos direitos fundamentais, o autor aponta para a existência de direitos há direitos específicos, com titulares próprios, e alguns desses, quando entram em conflito entre si, podem ensejar uma escolha a ser feita e a restrição de um ou ambos, em determinada medida. Como solução para tal questão, Bobbio afirma que é preciso introduzir limites à extensão de um dos direitos, de maneira que seja em parte salvaguardado também o outro.

A crise dos fundamentos é inegável, mas não se deve tentar superá-la buscando outro fundamento absoluto para servir como substituído para o que se perdeu. A tarefa atual é muito mais modesta, embora também mais difícil. O problema filosófico dos direitos do homem não pode ser dissociado do estudo dos problemas históricos, sociais, psicológicos, psicológicos, inerentes à sua realização.

O autor aponta com precisão que a problemática central dos tempos atuais não se dá mais em definir os direitos fundamentais, mas sim de protege-los. Bobbio analisa também a natureza dos direitos humanos e a sua relação com a moral e a lei. Ele distingue entre direitos naturais e direitos positivos, explicando que os primeiros são aqueles que se baseiam na natureza humana e os segundos são aqueles que são criados pela lei.

Bobbio afirma que há três modos de pautar valores e direitos fundamentais, quais sejam, deduzi-los de um dado objetivo constante, como, por exemplo, a natureza humana; considerá-los como verdades evidentes em si mesmas; e, finalmente, a descoberta de que, num dado período histórico, eles são geralmente aceitos (precisamente a prova do consenso). O autor também discute a evolução histórica dos direitos humanos, desde a antiguidade até os dias atuais e destaca a importância dos movimentos sociais na luta pelos direitos humanos, especialmente nas áreas de igualdade racial, sexual e de gênero.

 Segundo o autor, na atualidade os direitos fundamentais são pautados e defendidos com base no consenso, ao passo que, diante da Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1848, e sua aprovação por 48 Estados, pode-se encontrar a maior prova histórica até hoje dada do consensus omnium gentium sobre um determinado sistema de valores.

Como já apresentado, o autor destaca a dificuldade em proteger os direitos fundamentais, mais que isso, acrescenta ainda a necessidade e a dificuldade de efetivá-los, principalmente no âmbito internacional. O desprezo pelos direitos do homem no plano interno e o escasso respeito à autoridade internacional no plano externo marcham juntos. Quanto mais um governo for autoritário em relação à liberdade dos seus cidadãos, tanto mais será libertário (que me seja permitido usar essa expressão) em face da autoridade internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com