TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Livro de Direito

Por:   •  23/4/2021  •  Artigo  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

1) À pergunta “O que é a filosofia?” muitas são as possíveis respostas. Entretanto, em um sentido geral é comum que se afirme que a filosofia possui duas acepções. Diante disso: a) diga quais são elas; b) explique no que consiste cada uma, abordando o que caracteriza cada uma e, sendo o caso, que pensador(es) se mostra(m) como expoente(s) de pelo menos uma dessas perspectivas, indicando os motivos de nominá-lo(s).

FILOSOFIA COMO TRADIÇÃO

Sobre a filosofia como tradição, descreve-se que tal abordagem diz respeito a uma maneira de fazer filosofia. Se trata de conduzir o pensamento de certo modo. Tem-se nessa dinâmica a apropriação do conhecimento, erudito e acadêmico. Busca-se o estudo da filosofia enquanto movimento de pensamento. Não é necessário experienciar aquilo que se discute, mas estudar a teoria filosófica. Tem-se em Aristóteles e Kant alguns dos seus expoentes, cujo pensamento convergem no estudo do método filosófico sem se preocupar com um campo de estudo específico.

Aristóteles se preocupa com a lógica "lato sensu" como forma de estudar os problemas, entendê-los na base, transcendendo o perene, em outras palavras Aristóteles prega que a lógica é a ferramenta sublime capaz de trazer ao mundo o entendimento necessário.No mesmo sentido Kant inaugura a dita Filosofia Moderna, a partir da qual a discussão filosófica não está mais no objeto e sim na maneira como o filósofo entende o objeto. Em outras palavras, o compêndio de sua obra evidencia a real necessidade em entender primeiro o que é a razão para depois ocupar-se do objeto.

Kant esperou cerca de 14 anos de sua vida para ler a continuação da obra de David Hume para que, com base nela, pudesse terminar "PROLEGÓMENOS A TODA A METAFÍSICA FUTURA", onde Hume é citado expressamente.

Em ambos os casos, a filosofia se desocupa de pensar em sistemas fechados, e o foco está em entender o método. Precisamente o método filosófico analisado permite enredar todo o pensamento humano, dividi-lo e analisa-lo futuramente.

No contexto da Filosofia como Práxis, diz-se que é o estudo da Prática pela filosofia, que se depara com o mundo, não separa do mundo e está presente no ambiente. Não há fuga do mundo, pelo contrário, procura ultrapassar limites, enfrentamento do pensamento e o senso comum, sendo capaz de ver além do óbvio. Existe o enfrentamento do pensamento filosófico tradicional e é a filosofia de transformação. Um autor que traz uma visão filosófica voltada à práxis é Karl Marx. Especificamente tratando deste autor, destaca-se sua preocupação em assimilar teoria e prática em um novo conhecimento elaborado. Neste ponto cabe ressaltar que a Dialética marxista faz a construção de um novo saber, usando como base conhecimentos anteriormente validados. Nesse pensar, a construção do conhecimento prático se vale das abordagens do dia-a-dia, enriquecida com a abordagem teórica construída para dar bases ao conhecimento do tema que se pretende analisar. Todavia, nenhum conhecimento se constrói sem a base metodológica adequada e, nesse sentido, é um - dos vários - papel da filosofia analisar o método e não o mérito.

3. Por que é comum que se divida a filosofia do direito em pré-contemporânea e contemporânea? Responda se utilizando da diferença entre filosofias do justo e filosofias do direito.

A filosofia pré-contemporânea abrange desde o período da filosofia antiga até a moderna. É conhecida também como a Filosofia do justo. Essa terminologia revela muito sobre sua natureza, visto que a discussão não era sobre a eficácia e a norma jurídica, mas sim sobre o "justo" semelhantemente ao que se discute sobre o que é o "Belo". Neste aspecto a razão cria raízes no cenário social, e tem como precursores Platão, Heráclito, Santo Agostinho e tantos outros, cada um se ocupando em estudar o direito como inerente a todos os aspectos da vida cotidiana. Não há de se falar, nesse aspecto, da limitação da direito enquanto norma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com