TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Direito Penal- Resumo do Livro Direito enal do Equilíbrio

Por:   •  16/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 3

    Respostas- Tarefa Vídeo-aula 2- CHS

1-A Sociologia, surge como a respostar para as transformações ocorridas, pós Revolução Industrial, e Francesa. Ela surge, como respostas as mudanças sociais e conflitos que essa mudança tecnológica na sociedade poderia causar. Ganhando um carácter científico, deixando a religião e a filosofia de lado, para estudar a Sociedade como um corpo, e como um “fato”, desse modo se constituindo como uma Ciência Social, que estuda a Sociedade, como um médico estuda um corpo. Sendo assim no século XVIII, a Sociologia, é reconhecida como Ciência, com seu objeto de estudo sendo a Sociedade.

2- A Sociologia, se faz mister em nossa atual sociedade, pois apenas com ela, podemos analisar problemas sociais de forma positivista e racional. A sociologia, trata a sociedade, como um médico trata o seu paciente: Ele examina, e depois encontra possíveis remédios que poderão ter sucesso em curar seu paciente, e ainda pesquisa novos remédios que seriam mais eficazes. E aí que entra a importância de tal ciência em nossa sociedade, a sociologia ajudaria então a resolver problemas, que nossas leis/normas sociais e jurídicas, não obtêm sucesso, sendo assim a sociologia pesquisaria as causas de tais problemas sociais, e sendo assim procuraria a cura. Um bom exemplo, é nossa alta criminalidade, pesquisas sociais indicaram que países com menor índices de acesso à educação de qualidade, possuem maior índice de criminalidade, logo a educação de qualidade, poderia ser uma possível cura para a criminalidade, então podemos ver aí a importância do estudo dos fatos sociais, em nossa atual sociedade.

3-O Positivismo, tinha o progresso da sociedade como objetivo, ganhando muita força na Sociedade Pós-Revolução Industrial, ele apoiava e defendia a ideia de que toda as civilizações humanas deveriam chegar ao “Progresso Máximo”, apoiado assim, as potências europeias que necessitavam ampliar seu espaço territorial devido a ascensão industrial começou se a suposta Colonização Africana, que tinha como objetivo Civilizar aqueles povos, nasce aí o Imperialismo, que encontra congruência com as ideias de Darwin, que defendia que as espécies deveriam sempre evoluir de acordo com o seu ambiente, e que para isso estavam em constante evolução, nasce aí o que foi denominado como Darwinismo Social, e embasados no progresso da humanidade, começara então a Civilização de povos Africanos. O Imperialismo Europeu assim encontrou forças.

4- O Positivismo foi criado por August Comte, como uma Ciência que estuda a Sociedade, como um todo, fazendo analises cientificas e comparações, para assim se ter uma ciência, ele visava o progresso, que só era atingível por meio da ordem, essa ciência visava, estudar a complexidade da sociedade, fugindo de preceitos antiquados antes usados. Sua contribuição para nosso conhecimento atual foi grande pois dela se originou a Sociologia, dando assim várias contribuições a nossa sociedade atual. No Brasil podemos encontrar a frase “Ordem e Progresso” em nossa bandeira, reforma feita durante o Militarismo, que tinha como inspiração o positivismo.

5- Para Durkheim, a Sociedade não dependia dos indivíduos e sim esses se formavam de acordo com a mesma, dizia que os gostos, hábitos e pensamentos individuais proviam de conceitos morais, que ao nascer já eram existentes, desse modo ao adquirirem um contato com a sociedade estes se moldavam de acordo com a mesma.

6-O tipo ideal para Weber, se baseia na razão, dividindo em tópicos os mesmos, baseados na razão, nos valores, na afetividade e na religião e analisando-as, e utilizando de métodos para avalia-las. Para Weber a Sociedade não era superior aos indivíduos, já que todos os hábitos, e normas viriam dos indivíduos que a criavam, e eles possuíam um órgão assim de dominação, que pra eles eram divididos em três: pelo Carisma, Tradição e Racionalismo legal, e assim como no tipo ideal ele defendia e comparava cada um desses modos de dominação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com