TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O METABOLISMO E EXERCÍCIO FÍSICO

Por:   •  5/6/2019  •  Bibliografia  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUIÇÃO: ITESP

CURSO: GRADUAÇÃO LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MÓDULO: CIÊNCIAS MOLECULARES E CELULARES

NOME: ALESSANDRA ÉRICA ATHAIDE; DANIEL CARDOSO; MAYCCON MARTINS DE SOUSA ALMEIDA

PROFESSOR: TATIANE NASCIMENTO

TÍTULO: METABOLISMO E EXERCÍCIO FÍSICO

INTRODUÇÃO

    Metabolismo (do grego “metábole”, que significa “mudança, troca”) é o conjunto de transformações e processos de síntese e degradação (ou decomposição das células).

    Este fenômeno está relacionado com três funções que são vitais e que ocorrem ao corpo humano: nutrição (inclusão de elementos essenciais no organismo, respiração (oxidação desses elementos essenciais para a produção de energia química) e síntese de moléculas estruturais (utilizando a energia produzida). Metabolismo também pode ser definido como o processo natural que transforma as calorias que ingerimos em energia – o combustível que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente. Metabolismo configura-se como um conjunto de interações celulares extremamente ordenadas e estruturadas, em que vários enzimáticos catalisam diversas reações químicas, a fim de degradar ou sintetizar mcromoléculas necessárias a vida. Em geral, são organizadas em sequências de múltiplos passos, denominadas vias. Essas vias podem ser classificadas como Catabólicas (de degradação) ou Anabólicas (de Síntese) (NELSON, 2014; STRYER, 2014; MARZOCCO,2015;HARVEY,FERRIER, 2012). De forma simplicada, metabolismo pode ser também o conjunto de reações químicas de um organismo. Atenção: o vírus não possui metabolismo próprio.Todos os seres do mundo estão vivos enquanto fazem o metabolismo. Trata-se de um conjunto de reações químicas complexas, mas que podemos subdividi-las em anabolismo e catabolismo (FANTINI,2017). Metabolismo celular é o conjunto de todas as reações que ocorrem nas células (L.Stryer, 1992) A deficiência na realização das atividadea metabólicas podem causar diversos tipos de doenças (Dr Ana Lucia Rodrigues,2004).

     Nesse respectivo resumo abordaremos o metabolismo de maneira detalhada, onde consequentemente poderá-se entender melhor o seu funcionamento e o quanto o metabolismo é importante para os seres vivos.

METODOLOGIA

     O Metabolismo celular se divide em duas partes: o anabolismo e o catabolismo.

ANABOLISMO

     O anabolismo é o processo de armazenamento de energia e síntese de nutrientes, o que acarreta na construção do tecido muscular. Um exemplo desses processos é a síntese de proteína dentro dos músculos a partir dos aminoácidos. Isso ocorre principalmente após o treino, quando ingerimos a quantidade necessária de nutrientes, como o carboidratos e proteínas.Este processo é responsável não só pelo crescimento do músculo, mas também pela regeneração e manutenção de outros tecidos e órgãos.(Bortolozzo 2011). No anabolismo, as moléculas simples e pequenas se tornam maiores, mais complexas. Um exemplo de anabolismo é a gliconeogênese, quando o fígado e rins produzem glicose de compostos aglicanos, os não-carboidratos. Uma pequena parte deste processo é no córtex dos rins e a maior parte é pelo fígado. Hormônios que participam do processo anabólico:

  • Estrogênio
  • Insulina
  • Hormônio do crescimento
  • Testosterona (REDAÇÃO, 2018)

     Para acontecer o anabolismo, é importante que as células recebam energia ou tenham substrato suficiente. Com isso, ocorre o crescimento de novas células- o que garante a manutenção de todos os tecidos. O estímulo ao processo anabólico pode ser feito a partir da prática de atividades físicas e da alimentação adequada. O treinamento deve ser apropriado ao objetivo de ganhar massa muscular, ou seja, de atingir a hipertrofia. É importante entender que o anabolismo não é necessariamente benéfico ou maléfico. Ele tem efeitos positivos quando o objetivo é aumentar a quantidade de massa muscular, por exemplo.  Porém, tem consequências negativas quando está presente em células indesejadas, como as cancerígenas. Entre os principais horônios anabólicos presentes no organismo estão o GH, a Testoterona e a insulina.(TITANIUM,2019)

CATABOLISMO

O catabolismo abrange todas  as reações em que compostos orgânicos complexos são convertidos em moléculas mais simples. Assim, o catabolismo resume-se em reações de degradação ou quebra. Um exemplo de catabolismo é a digestão, onde os alimentos que foram consumidos são quebrados e transformação em glicose, uma molécula mais simples e energética. Enquanto isso,as proteínas são degradas em aminoácidos os quais serão utilizados em processos anabólicos no organismo. A respiração celular também é um processo catabólico, pois durante as reações, as ligações entre as moléculas são quebradas liberando energia. (LANA MAGALHÃES). A principal do catabolismo é fornecer energia para o funcionamento do corpo humano. Isso é fundamental para a manutenção das funções vitais, bem como para o controle dos batimentos cardíacos e equilíbrio da temperatura corporal. Quando o catabolismo ocorre nos músculos, é o responsável pela tão temida perda de massa muscular. Porém, o processo também é importante para a manutenção da vida e para a obtenção de resultados estéticos (TITANIUM 2018)

     Em termos de massa muscular, catabolismo é a destruição do músculo. Quando você não ingere a quantidade necessária de proteínas e carboidratos, o seu corpo irá buscar energia nos músculos. Com isso você vai perder massa magra e atrapalhar o ganho de massa muscular. Nesse contexto, os fatores que causam o catabolismo são:

  • Treinamento longo e cansativo;
  • Alimentação inadequada;
  • Sono ruim;
  • Ingestão de bebida alcoólica. (BORTOLOZZO 2011)

     Hormônios que participam do processo de Catabolismo:

  • Adrenalina
  • Cortisol
  • Citocina
  • Glucagon (REDAÇÂO, 2018)

Como evitar o catabolismo durante a atividade física?

Fisiologicamente é um processo impossível de ser evitado durante os exercícios, nosso organismo já entende como algo perigoso. Para entender melhor, lembre-se de que nosso antepassados corriam de dinossauros e isso não era nada divertido. Dentro da atividade física acionamos alguns hormônios que são considerados catabólicos. Para prevenir um catabolismo severo, matenha a alimentação em dia, com boas fontes de nutrientes, para que assim você tenha energia e força durante o treinamento.(REDAÇÃO,2018). Por outro lado, não podemos classificar o anabolismo como bom e catabolismo como ruim. Há ainda um equilíbrio necessário entre catabolismo, por exemplo, para a formação de tecido ósseo: para se fazer ossos novos e mais fortes, é necessário que o osso atual seja consumido para dar lugar ao tecido melhorado. Dessa forma, a presença do catabolismo é vital para a remoção de um tecido quando se é necessário fazer a substituição dele por outro mais forte ou eficiente.(TITANIUM 2019)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com