TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODELO DE PETIÇÃO

Por:   •  21/9/2021  •  Dissertação  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

MODELO DE PETIÇÃO

CIVIL. MONITÓRIA. INICIAL

Rénan Kfuri Lopes

Exmo. Sr. Juiz de Direito da ... Vara Cível da Comarca de ...

(nome, qualificação completa, endereço eletrônico e endereço), por seu advogado in fine assinado, ut instrumento de procuração em anexo (doc. n. ...)  vem respeitosamente perante V. Exa., propor a presente AÇÃO MONITÓRIA em face de (nome, qualificação completa, endereço eletrônico e endereço) , pelos fatos de direito adiante articulados:

 

I – DOS FATOS

1. A Requerente é credora da Ré, da quantia de face do título R$ ... (...), representada pelo documento (cheque prescrito ou sustado, contrato de abertura de conta corrente ou contrato bancário de crédito rotativo, nota promissória prescrita ou vinculada, duplicata sem aceite e sem suprimento, contribuição sindical rural, entre outros títulos sem eficácia) (doc.  n. ...).

2. A cobrança pelos meios amigáveis restou infrutífera, pois de todas as formas tentou a requerente haver o seu crédito, porém sem obter êxito.

3. Visando evitar a demanda judicial, foram realizadas insistentes cobranças, as quais não foram atendidas pela requerida, que não realizou nenhum pagamento, restando portanto à requerente, como única alternativa, buscar o Poder Jurisdicional do Estado, para que através de sua força coercitiva, haver o que lhe é devido.

4. Assim, temos que o total da dívida líquida, certa, exigível e atualizada, na data da propositura da presente ação, conforme planilha de cálculos (doc. n. ...), em anexo, é da importância de R$ ... (...), devidamente comprovada pelos documentos acostados na presente vestibular.

 

II – DOS FUNDAMENTOS

5. O Princípio do Título, um dos princípios que regem o processo de execução, prevê que toda execução deve ter por base um título executivo, seja ele judicial ou extrajudicial, sendo que este título deve ser sempre líquido, certo e exigível (art. 783 do CPC)[1].

6. Não existindo um título executivo, líquido, certo e exigível, o processo aplicável é o de conhecimento, também conhecido como cognitivo, processo este em que se objetiva uma sentença de mérito, que dê uma resposta à pretensão formulada pelo Requerente em sua peça inicial.

7. In casu, o procedimento exige que a parte demandante tenha um documento que revele certeza relativa e possível segurança de seu direito, o que, teoricamente, inviabilizaria oposição ou impugnação por parte do demandado à pretensão do autor, apesar deste não ter um documento que esteja incluído no rol previsto no texto da lei, o que obstaria o acesso direto à via executiva. E o Instrumento de Confissão de Dívidas assinado por duas testemunhas representa exatamente tal documento, se o prazo da ação de execução de tal documento expirou.

8. Nos termos do art. 700 do CPC[2], a ação monitória compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, pagamento de soma em dinheiro, como é o caso aludido acima.

9. Essa prova escrita apesar de não possuir a eficácia de título executivo, permite a identificação de um crédito, gozando de valor probante, sendo merecedor de fé, quanto à sua autenticidade e eficácia probatória. Na hipótese da existência de título, obviamente, o que se teria é execução, faltando interesse processual para o provimento monitório.

10. O entendimento de que o detentor de prova escrita sem eficácia de título executivo poderá intentar uma ação monitória para receber uma determinada soma em dinheiro, coisa fungível ou determinado bem móvel, já é categoricamente firmado entre os diversos Tribunais brasileiros:

 “AÇÃO MONITÓRIA – CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL – A contribuição sindical é devida por todo integrante de categoria profissional ou econômica ainda que não filiado a entidade sindical. Art. 8º, inciso IV, da CF e art. 578 da CLT. Apelação desprovida.” (TJRS – APC 70002243228 – 2ª C.Cív. – Relª Desª Maria Isabel de Azevedo Souza – J. 20.02.2002)

“AÇÃO MONITÓRIA – CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL – 1. Havendo dúvida quanto a eficácia executiva do documento particular, cabível a ação monitória. Hipótese em que o sindicato quer haver o pagamento de contribuição sindical. 2. É devida a multa incidente sobre as contribuições pagas com atraso, nos termos do art. 600 da CLT. Recurso desprovido.” (TJRS – APC 70003185865 – 2ª C.Cív. – Relª Desª Maria Isabel de Azevedo Souza – J. 27.02.2002)

 

III –PEDIDOS:

12. Ex positis, de acordo com o art. 701 do CPC[3], estando a petição inicial devidamente instruída, o Juiz deferirá de plano a expedição do mandado de pagamento ou de entrega da coisa no prazo de quinze dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com