TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO CONTEMPORÂNEO

Por:   •  31/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade Mineira de Direito - Graduação - 1° Período

Deborah Rosa Magalhães

TRABALHO DE FORMAÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Filme A Onda

Contagem

2017


1) Que discussão sobre nacionalismo está presente no filme? Como o movimento A Onda traduziria a coesão nacional (mesmo associada à uma escala micro que e a turma da escola, o movimento se amplia para o resto da escola e da cidade). Cite exemplos no filme.

O filme A Onda inicia com a discussão acerca do nacionalismo onde relata ideia de um novo fascismo alemão. O professor inicia sua aula de Autocracia dizendo da possibilidade de um ressurgimento do nazismo alemão. Os alunos instantaneamente descartaram, então Wenger começa um experimento para mostrar o quão fácil é manipular as massas. Como exemplo podemos citar as regras surgidas e a expansão em tão pouco tempo do movimento que se iniciou em uma sala e já se espalhava por toda a escola e partes da cidade. A questão da não aceitação dos que discordavam e dos que eram diferentes, fazendo com que o movimento se tornasse inclusive perigoso para as outras pessoas.

Um exemplo da influência deste tipo de movimento em algumas pessoas é o caso de Tim,que é um dos que mais se envolve com a ideia, pois pela primeira vez ele se sente aceito em um grupo. Ele queima todas as suas roupas de marca e mais tarde aparece na casa de Rainer, oferecendo-se para ser seu guarda-costas.

A Onda, como é chamado o movimento, passa a exaltar ideologias contrárias. A manifestação visual que temos disso é quando, na noite em que estão espalhando o símbolo da Onda pela cidade, fazem um grafite do logo em cima do símbolo anarquista que já estava no local.Isso nos mostra como os jovens em formação e desenvolvimento intelectual podem ser facilmente influenciados.

 


2) Que questões são apontadas no filme que explicariam o crescimento do movimento?

A identificação causada pelos integrantes do movimento aos seus ideais, juntamente com a influência do líder(professor Wenger) fazem com que o movimento agrade os alunos, e assim consegue ganhar força e crescimento se expandindo por toda a escola .

3) Na primeira aula do projeto, o professor Wenger coloca um questionamento quanto à possibilidade de uma ditadura na Alemanha. Trazendo para o Brasil a pergunta também se torna pertinente, portanto: Que elementos e contradições apresentadas pelo filme podem ser reconhecíveis também na atual sociedade brasileira? Como responder sobre a possibilidade de uma ditadura no Brasil de hoje? Discuta.

Insatisfação e falta de crédito aos governantes políticos e rejeição à atividade política, trazem a tona as contradições da sociedade brasileira que poderia colocar a possibilidade de uma ditadura.Isto viria como uma resposta rápida e possível “milagre” para os problemas brasileiros, o que atrai no imaginário de muitas pessoas . Hoje na atual situação, é possível sim uma ditadura diante da falta de representante político. O brasileiro é muito acomodado e deposita suas esperanças em uma pessoa apenas (Herói) e espera que ele resolva todos os problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com