TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mandado de Segurança

Por:   •  17/7/2019  •  Abstract  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE (COMARCA – ESTADO)

Aqua nome completo, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº do CNPJ, com sede em endereço completo vem, perante Vossa Excelência, com o devido respeito e acatamento, por meio de sua advogada abaixo assinada, conforme instrumento de procuração em anexo, impetrar o presente:

MANDADO DE SEGURANÇA

Com fundamento no inciso LXIX do artigo  da Constituição Federal, contra ato praticado pelo ESTADO DA PARAÍBA, pessoa jurídica de direito público, a qual deve ser citada no seguinte endereço (endereço completo) pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos:

I - DOS FATOS

A impetrante é concessionária de transporte público no Estado da Paraíba nunca tendo praticado nenhuma irregularidade sobre os contratos celebrados com o réu. Todavia, em fevereiro deste ano, a empresa foi surpreendida com o Decreto nº 1.234/2017 que declarou a caducidade da concessão, fixando o prazo de 30 dias para que a empresa abandone o serviço, entregando-o ao Estado.

A empresa nunca praticou ato ilícito e nem mesmo recebeu qualquer notificação sobre atos ilíctos, dessa forma, a caducidade é infundada. A empresa, assim, estaria entregando seu posto de trabalho, demitindo vários funcionários APENAS por capricho do poder do Estado, tendo assim a necessidade de o Edital ter sua juridicidade revista, para que a empresa impetrante não seja prejudicada.

II – DO DIREITO

Toda lide merece ser apreciada pelo poder judiciário sendo este um direito fundamental, conforme Constituição Federal, no seu art. 5º, XXXV, o qual dispõe: "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito".

O direito é líquido e certo devido ao fato de o Poder do Estado ter apresentado alegação de caducidade sem NUNCA TER NOTIFICADO A EMPRESA SOBRE ATOS ILÍCITOS POR ELA PRATICADOS.

Sabe-se que a caducidade é a extinção dos contratos de concessão pelo Poder Público, através de ato unilateral, durante sua vigência, por descumprimento de obrigações contratuais pelo concessionário, não condizendo com o que ocorre no caso em tela, pois, como dito anteriormente, a empresa impetrante sempre realizou o seu trabalho de maneira correta. A caducidade está definida na Lei n.º 8987 /95, no artigo 38 , caput , in verbis :

Art. 38. A inexecução total ou parcial do contrato acarretará, a critério do poder concedente, a declaração de caducidade da concessão ou a aplicação das sanções contratuais, respeitadas as disposições deste artigo, do art. 27, e as normas convencionadas entre as partes.

Dessa forma, o decreto é antijurídico, merecendo ser anulado. No caso em epígrafe, o impetrante pretende assegurar que o seu contrato com o Estado da Paraíba seja cumprido à risca, como quando fora combinado no momento da contratação da empresa, ademais é necessário que se examine a juridicidade do decreto, declarando-o inválido, ou, que, se for o caso, a extinção do contrato se opere de maneira regular, sem que haja quaisquer abusos do poder público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com