TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing de Serviços e Endomarketing  

Por:   •  3/10/2021  •  Resenha  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FGV IDE – Fundação Getúlio Vargas

MBA em Gestão Empresarial

Turmas: 47-51-52 | Recife – PE

Marketing de Serviços e Endomarketing

 

Trabalho de Campo Individual

Avaliando o Desempenho e a Qualidade em Serviços

Prof. Alcir Roberto Malacarne, Msc

        

Aluno(a): Mariana Ribeiro Borba de Andrade

instruções

  • Este trabalho deverá ser realizado INDIVIDUALMENTE.
  • Enviar uma cópia do trabalho em formato .docx ou .pdf até o dia 07/09/2021 através do E-Class, pasta “Entrega de Atividades” da disciplina.
  • Este exercício irá compor a Nota Final do aluno, portanto é imprescindível a sua entrega na data limite, sob pena de não obter a avaliação no módulo.
  1. Caracterização da empresa

Razão Social

(nome fantasia):

SUPERMERCADO REDE COMPRAS (matriz)

Ramo/Segmento de atividade:

Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados

Mercado-alvo:

Empregados MATRIZ

Dados Gerais

Diretoria/Gerência:

2

Cidade:

Campina Grande

Administrativos:

21

UF:

PB

Atendente Caixa:

20

Tempo de Atividade:

30 anos

Atendente Operacional:

10

Nº de filiais:

1

Terceirizados:

0

Vendas Mensais:

8500

Total:

53

  1. Breve histórico da empresa
  • Descrever os fatos relevantes da concepção, evolução e transformação do negócio ao longo de sua história;
  • Descrever o perfil dos sócios, formação, estilo gerencial, parentesco, cargo que ocupa, etc.;
  • Principais produtos e/ou serviços oferecidos.

O início da história de sucesso dos irmãos Farias começou em Pernambuco na cidade de Casinhas. A pequena bodega da família atendia aos vizinhos. Observando o potencial do negócio, em 1978 se transferiram para Campina Grande, PB. Na Feria da Prata, o pequeno Box dos irmãos em poucos anos se tornou um pequeno supermercado, “O Barateiro”. Entre a compra do terreno e a inauguração foram três longos anos de dificuldades. Porém, não demorou muito, e o pequeno empreendimento não conseguia suprir a demanda. A qualidade do serviço sempre foi o grande motor do sucesso, fazendo com que em 1994 o empreendimento se expandisse, com mais 2 unidades.

Mais tarde, fruto da ousadia dos donos, “O Barateiro” passou a ser Rede Compras. A mudança, embora arriscada, impulsionou mais a trajetória exitosa da família, com mais duas lojas sendo inaugurada.  Para os donos, crescer e se consolidar é mais que um objetivo, é uma obrigação.

Em 2009, foram feitos grandes investimentos em gestão e consultorias, para que se tornassem referência no mercado paraibano. Hoje com mais de 500 colaboradores, em suas 4 lojas, e 30 anos de sucesso, o Rede Compras se consolidou na região e é referência em todo estado da Paraíba.

Para a gestão do supermercado, a manutenção da consolidação no mercado estadual é feita com a valorização do regionalismo, por estar localizada em uma região na qual a cultura e costumes são extremamente valorizados. A gestão foca em um bom relacionamento com os fornecedores para dispor aos clientes uma alta variedade, mais de 20 mil itens compõe o mix de produtos. A gestão utiliza as redes sociais como uma fonte para a identificação de fatores que podem alavancar ou redirecionar algum setor da loja.

Apesar de ser uma grande empresa, com mais de 500 colaboradores, nota-se ainda características de uma empresa familiar. Pai e filho trabalham juntos com diretores operacional e estratégico, respectivamente. Além disso parentes e amigos de longa estão espalhados nas principais áreas administrativas da empresa. Com um perfil mais inovador, o diretor estratégico está sempre buscando inovações no setor, como o self checkout e o e-commerce. Já o diretor operacional foca no bom atendimento (rápido e cortes) e na parceria com fornecedores.

Missão

Superar as expectativas de compra dos nossos CLIENTES, tentando sempre oferecer preços baixos, excelência no atendimento, variedade de produtos e qualidade nos serviços prestados.

Visão

 Ser reconhecido como o melhor grupo varejista do Estado da Paraíba, utilizando-se de infraestruturas adequadas e práticas sustentáveis e apoiado por COLABORADORES comprometidos e FORNECEDORES verdadeiramente parceiros.

Valores

 - Crença em DEUS;

- Humildade em ser;

 - Responsabilidade em crescer;

- Honestidade em agir;

- Prontidão em servir;

- Respeito em conviver;

- Eficiência em atender

  1. Compreendendo o mercado de atuação
  • Breve descrição sobre a sua percepção do consumidor, suas necessidades e expectativas, benefícios essenciais de compra;
  • Breve descrição sobre a sua percepção do potencial e ações da concorrência, seus diferenciais e posicionamento. (informações obtidas na entrevista com o empresário)

Segundo a 44º edição do Raking ABRAS, o ano de 2020 foi marcado pela importância dos supermercados brasileiro para a sociedade e o PIB nacional. Como um todo, o varejo alimentar contribuiu com 7,5% do PIB. O setor alcançou um faturamento de R$ 554 bilhões, por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição (mercado de vizinhança, supermercado, hipermercado, atacarejo e e-commerce).

Em meio ao cenário atual de incertezas causados pela Pandemia, os consumidores buscam principalmente preços baixos. Porém tradicionalmente, os consumidores do supermercado estudado presam pelo mix de produtos (valorizando os produtos regionais e tradicionais), atendimento (cortesia e rapidez) e o ambiente em geral (inclusos: limpeza, iluminação e disposição dos produtos).

Foram observados como pontos fortes:

  • Grande mix de produtos – diversificado catálogo de produtos diversificado que pode levar ao aumento do ticket de vendas; crescimento do fluxo da loja; mais satisfação para o cliente e consequentemente, uma maior vantagem competitiva.
  • Regionalismo – o supermercado está localizado onde a população valoriza muito a cultura local, principalmente as festas juninas, esse sentimento de pertencimento a cultura nordestina faz com que os consumidores tenham preferência a alimentos regionais;
  • Atendimento – o atendimento ao cliente em supermercado sempre será o grande diferencial que destaca o negócio da concorrência, observa-se então a necessidade de estar sempre investindo em estratégias certeiras, as quais realmente resolvam as dores dos clientes com agilidade, eficiência e transparência;
  • Preço – o consumidor atual tem fácil acesso a informações acerca dos preços cobrados nos supermercados, desta forma buscar sempre melhores condições para os consumidores é uma estratégia que pode atrair e manter os consumidores fieis ao serviço oferecido;
  • Inovação – a tecnologia e a criatividade voltadas para a inovação oferecem novas oportunidades para impressionar o cliente e se destacar da concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (901.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com