TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Marketing - Endomarketing

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO – UNIJORGE

Adriano Ferreira Ribeiro dos Santos

Avaliação 2 – Trabalho da Disciplina

Fundamentos de Marketing

Salvador,

2019.

 Hoje, através deste trabalho, vamos falar um pouco sobre o endomarketing, e como o mesmo ajudou as empresas no seu crescimento. Primeiramente é necessário explicar um pouco do contexto, como o endomarketing, surgiu nas empresas e com qual objetivo. A partir do século XVIII, o endomarketing, começou a aparecer nas organizações, com o objetivo principal de aumentar a produtividade, devido a queda de rendimento dos trabalhadores, por causa de vários fatores. Com isso esta ferramenta, vem sendo implantada e foi, em muitas empresas de grande porte, hoje a maioria dos funcionários e colaboradores, não se contentam em apenas ser a mão de obra para aquela determinada tarefa, na sua maior parte, estes colaboradores precisam se sentir parte daquela organização, precisam se sentir a vontade, precisam que seja tudo passado claramente, para que o trabalho seja executado da melhor forma. Muitas empresas não enxergam o colaborador como mais que um funcionário e termina, com que os mesmos fiquem totalmente desmotivados com aquilo que se faz, consequentemente a tendência de queda nos resultados a serem obtidos. Hoje em dia, para uma equipe se tornar vitoriosa é necessário que os colaboradores sejam uma das prioridades da empresa.

 Com isso tudo, é necessário que os gestores, saibam como repassar a seus comandados, a importância da sua função ali dentro, tanto do menor setor ao setor de maior porte da organização. Todos os setores dentro de uma empresa, tem a sua grandiosidade e importância. Na maioria das vezes, quando um gestor, esconde os objetivos daquele trabalho a sua equipe, o resultado final costuma ser lastimável. Qualquer tipo de empresa, pode e deve usar o endomarketing como ferramenta, usando no seu plano estratégico, geralmente feito anualmente, assim como fazem investimentos de marketing externo, é preciso investir no interno também que são seus funcionários. A aplicação do endomarketing, não é uma coisa tão complexa, qualquer forma de ‘agradar’ o seu colaborador, é uma forma valida. Seja de um cartão premiação de valor qualquer até uma viagem com acompanhante, é necessário que aquele cidadão seja reconhecido, pelo seu esforço, pelo seu empenho e pela sua entrega a equipe e consequentemente a organização.

 Com isso tudo, chegamos a seguinte conclusão sobre a importância desta ferramenta no crescimento das organizações, na maioria das vezes, quando temos colaboradores que se sentem parte da equipe, que se sentem motivados pelo seu gestor, que são agraciados e reconhecidos pelo seu esforço, teremos resultados altamente positivos em relação ao que foi proposto, dificilmente teremos retrocesso, com isso certamente, todos envolvidos vão sair ganhando, seja empresário ou seja funcionário.

Referências:

O papel do endomarketing no crescimento de sua empresa. <https://arquivei.com.br/blog/o-papel-do-endomarketing-no-crescimento-de-sua-empresa/>. Acesso em: 22 mar. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com