TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo Resenha Crítica

Por:   •  27/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS SOCIAIS E APLICADAS – CCJSA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ESTUDO DE DIREITO

LUCAS MATEUS RODRIGUES DE ARAÚJO

Análise Textual, Análise Temática e Análise Interpretativa do texto “A Metodologia da pesquisa no direito e Thomas Kuhn

Rio Branco

Novembro / 2021

LUCAS MATEUS RODRIGUES DE ARAÚJO

Análise Textual, Análise Temática e Análise Interpretativa do texto “A Metodologia da pesquisa no direito e Thomas Kuhn

Trabalho apresentado à Universidade Federal do Acre como requisito para obtenção de nota parcial da N1 da disciplina de Metodologia do Estudo de Direito.

Professor: Francisco Raimundo Alves Neto

Rio Branco

Novembro / 2021

GASPAR, D. G.; BARREIROS, Lorena.; SOUZA, Marcos Sampaio. A Metodologia da Pesquisa no Direito e Thomas Kuhn. In: Rodolfo Pamplona Filho e Nelson Cerqueira. (Org.). METODOLOGIA DA PESQUISA EM DIREITO E A FILOSOFIA. 1ed. São Paulo: Saraiva, 2011, v.1, p. 111-126.

Sobre os Autores

Danilo Gonçalves Gaspar é Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 05ª Região. Mestre em Direito Privado e Econômico (UFBA). Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho (Curso Preparatório para Carreira Jurídica ? JUSPODIVM ? Salvador/BA). Bacharel em Direito (Faculdade Ruy Barbosa ? Salvador/BA). Professor de Direito do Trabalho da Faculdade Baiana de Direito - FBD. Professor de Cursos de Pós Graduação em Direito. Professor de Cursos Preparatórios Para Concursos Públicos e Exame da OAB. Autor de Obras Jurídicas.

Lorena Miranda Santos Barreiros é Doutora e mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Direito Processual Civil pelas Faculdades Jorge Amado e pelo Curso JusPodivm. Procuradora do Estado da Bahia. Professora de Direito Processual Civil da Faculdade Baiana de Direito. Membro do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Processual e da ANNEP - Associação Norte-Nordeste de Professores de Processo.

Marcos Sampaio Possui graduação em Graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1999) e mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor da Universidade Salvador, procurador do estado - Procuradoria Geral do Estado da Bahia, advogado - M. Sampaio - Advogados, conselheiro da Fundação José Carvalho e conselheiro de administração da Companhia de Ferro Ligas da Bahia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, constituição, competência, direito tributário e direitos humanos.

Tema

Um estudo da filosofia científica de Thomas Kuhn e uma reflexão sobre o pensamento kuhniano na busca de compreender a metodologia da pesquisa no direito.

Natureza do texto:

O texto é um capítulo do livro “Metodologia da Pesquisa em Direito e a Filosofia”, dos autores Rodolfo Pamplona Filho e Nelson Cerqueira, publicado pela rede de livrarias Saraiva.

Objetivos do texto

O objetivo geral dos autores no texto é abordar os pensamentos centrais de Thomas Kuhn, em suas obras clássicas como “A estrutura das revoluções cientificas” e outras obras que seguem o mesmo pensamento filosófico a respeito da pesquisa científica e toda sua estruturação. Com isso, são feitas algumas interpretações dos autores na intenção de compreender os conceitos, fundamentos e componentes lógicos a respeito da atividade científica na contemporaneidade, com foco principal no campo da pesquisa jurídica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com