TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRINCÍPIO DA CONDIÇÃO MAIS BENÉFICA AO TRABALHADOR

Por:   •  11/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

VICTOR HUGO EVANGELSITA MONTES                        RA:2496651

PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO.

        Na esfera jurídica a Constituição Federal sendo a base de todo ordenamento jurídico nacional prevê os princípios constitucionais, sendo assim em âmbito trabalhista os trabalhados são portadores de direitos, com base no art. 7° da CF.

        Visando a proteção aos trabalhadores pela hipossuficiência comparado aos empregadores.

- PRINCÍPIO DA CONDIÇÃO MAIS BENÉFICA AO TRABALHADOR.

Direito sobre a benefício mais vantajosa ao trabalhador, mesmo uma norma alterando algum benefício do trabalhador se ele tem um contrato anterior a norma mais benéfico é ele que será seguido.

Podendo ser oriunda de contrato ou lei.

A SÚMULA 51 DO TST

NORMA REGULAMENTAR. VANTAGENS E OPÇÃO PELO NOVO REGULAMENTO. ART. 468 DA CLT (incorporada a Orientação Jurisprudencial nº 163 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005

I - As cláusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento. (ex-Súmula nº 51 - RA 41/1973, DJ 14.06.1973)

II - Havendo a coexistência de dois regulamentos da empresa, a opção do empregado por um deles tem efeito jurídico de renúncia às regras do sistema do outro. (ex-OJ nº 163 da SBDI-1  - inserida em 26.03.1999)” (meu grifo)

- PRINCÍPIO DA NORMA MAIS FAVORÁVEL

Toda norma em conflito a algum direito dos trabalhadores será utilizada a mais benéfica ao trabalhador, mesmo uma norma sendo em tese mais hierárquica que a outra, será aplicada a mais benéfica.

- PRINCÍPIO “IN DUBIO PRO OPERÁRIO”

O princípio que abrange a interpretação tenha que favorecer ao operário, mas só em casos de dúvidas, pois o trabalhador é a parte mais frágil dos polos.

Tanto na forma do direito material ou direito processual.

-  PRINCÍPIO INTANGIBILIDADE E IRREDUTIBILIDADE SALARIAL

Todo salário dos trabalhadores é de caráter alimentício, sendo o sustento da família. O princípio opõe a redução salarial dos trabalhados, aqueles que não são previstos por norma jurídica. Tendo norma escrita na Constituição Federal Art 7°, VI e Art. 468 CLT.

- PRINCÍPIO DA INALTERABILIDADE CONTRATUAL LESIVA

Conforme o Comum Law os acordos tem que ser cumpridos “pacta sunt servanda”, evita e proíbe qualquer a alteração contratual que lese o empregado.

O contrato faz lei entre as partes, podendo elas pactuarem clausulas iguais ou melhores para o empregado.

Fundamentado na ética empresarial, boa-fé e função social do contrato.

 

- PRINCÍPIO DA IRRENUNCIABILIDADE DE DIREITOS.

Todos os direitos adquiridos por norma ou contrato têm que ser cumpridos até o fim do contrato (muito deles não tem tempo determinado). Não podendo o empregador alterar no decurso tempo qualquer que seja o direito.  Se houver nova norma da empresa só aplicará a novos empregados.

- PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE.

Prevalece da realidade dos fatos, os fatos são reais sobre questões contratuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com