TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Político de John Locke

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 3

VT- Ciência Política

Nome: Roger Rodrigues Machado

Matrícula: 600728890

Curso: Direito/N1

O pensamento político de John Locke

Questão 1- O que vem a ser propriedade segundo John Locke?

Resposta : Segundo Locke, a propriedade já existe no Estado de Natureza, sendo, portanto, um direito natural do indivíduo, que não poderia ser violado pelo Estado. O homem era naturalmente livre e proprietário de sua pessoa e de seu trabalho, que modificava a terra em seu estado bruto, e a transformava em propriedade. O trabalho era então o fundamento originário da propriedade. Depois, o uso da moeda determinou a passagem da propriedade limitada, baseada no trabalho, para a ilimitada, baseada na acumulação, possibilitada pelo advento do dinheiro.

Questão 2- Descreva as características do liberalismo proposto por Locke?

Resposta: Locke foi chamado de liberal porque era a favor da liberdade para todos os súditos, já que viviam em uma monarquia. Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais – direito á vida, á liberdade e á propriedade. Baseado em sua visão da formação do Estado, Locke também estabeleceu que o fundamento do Estado fosse a liberdade, considerando o fato de que todos são iguais perante a lei, de que todos tem o direito á felicidade, á liberdade e de decidir que rumo dar ás suas vidas, desde que não prejudiquem a liberdade de outro indivíduo.

Questão 3- Descreva de maneira comparativa sobre: Estado de natureza, contrato social, sociedade Civil, segundo Thomas Hobbes e John Locke.

Resposta: O estado de natureza segundo Locke, os homens viviam originalmente num estágio pré-social e pré-político, caracterizado pela mais perfeita liberdade e igualdade, nesse estado pacífico, os homes já eram dotados de razão e desfrutavam da propriedade que, numa primeira acepção genética utilizada por Locke, designava simultaneamente a vida, a liberdade e os bens como direito natural do homem. Já o Hobbes dizia que o estado de Natureza era baseado na insegurança e na violência, por ser um estado de relativa paz, concórdia e harmonia.

O contrato Social de Locke em nada se assemelha com ao de Hobbes. Em Hobbes os homens formam entre si um pacto de submissão pelo qual transferem a um terceiro a força coerciva da comunidade, abrindo mão da liberdade pela segurança do Estado. Já para Locke, o contrato social é um pacto de consentimento em que os homens concordam livremente em formar a sociedade civil para preservar e consolidar os direitos que originalmente possuíam no estado de natureza, que estariam mais amparados no estado civil.

O estado civil de Hobbes se constitui de forma artificial, mas necessária para trazer paz aos homens no seu estado natural. A alternativa encontrada por Hobbes, no entanto, requer a submissão de todos os homens ao soberano pelo poder coercivo deste, é preciso que exista um Estado dotado de espada, armado, para forçar o respeito. Isso porque segundo ele, somente desse modo poderia ser instituída a sociedade civil, único meio onde a paz é possível de acordo com o inglês. Já para Locke o estado de natureza é bom, mas podem acontecer inconvenientes, por isso foi necessário a sociedade civil. Seu objetivo principal é a preservação da propriedade, dos direitos naturais do homem à vida, a liberdade e aos bens, e a proteção da comunidade tanto dos perigos internos quanto das invasões estrangeiras. Em suma, o livre consentimento dos indivíduos para o estabelecimento da sociedade, o livre consentimento da comunidade para a formação do governo, a proteção dos direitos de propriedade pelo governo, o controle do executivo pelo legislativo e o controle do governo pela sociedade são, para Locke, os principais fundamentos do Estado Civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com